Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
9

Escapam chefes da ‘Máfia da Noite’

Pedro Alemão e Viriato Justino juntam-se a Paulo Baptista no estrangeiro.
31 de Março de 2011 às 00:30
Paulo Baptista (na foto) e Pedro França Alemão foram condenados e fugiram à Justiça
Paulo Baptista (na foto) e Pedro França Alemão foram condenados e fugiram à Justiça FOTO: d.r.

Mais dois dos treze condenados no processo ‘Máfia da Noite’ juntaram-se a Paulo Baptista na fuga à Justiça, agora que já foram fixadas pelo Tribunal Constitucional as penas definitivas. São eles Pedro Alemão e Viriato Justino, dois dos chefes do grupo que dominou a noite de Lisboa pelo terror. Aguardavam pela decisão final à solta. E antes, em Abril de 2009, já tinham escapado Baptista e Alfredo Morais, no dia em que a juíza lhes queria aplicar prisão preventiva. Até hoje apenas Morais já foi capturado, na Lituânia.

Pedro França Alemão, ex-namorado de Catarina Fortunato de Almeida, tem a cumprir cinco anos e nove meses de prisão por tráfico de droga – era ele quem abastecia com cocaína as mulheres exploradas pelo perigoso grupo em bares de alterne como o Elefante Branco, Gallery ou Night & Day. E Viriato, que é dono do Deluxe Club, no Areeiro, Lisboa, já devia ter entrado na prisão para cumprir oito anos por lenocínio, extorsão a donos dos bares onde impunham segurança ilegal e várias agressões.

Foram já emitidos mandados de captura para os dois, que terão fugido para o estrangeiro quando o caso transitou em julgado – esgotados os recursos depois da sentença de primeira instância.

POLÍCIAS AINDA SÓ OS PROCURAM EM PORTUGAL

Os mandados de detenção em nome de Pedro França Alemão e de Viriato Justino foram emitidos na última semana pelas Varas Criminais de Lisboa, depois de os dois condenados não se terem apresentado voluntariamente na cadeia para cumprimento de pena – mas são apenas de âmbito nacional. Ainda não foram emitidos mandados europeus e internacionais, para que as polícias estrangeiras os capturem, respectivamente, dentro da União Europeia e nos restantes países estrangeiros. Quanto a Paulo Baptista, o seu nome consta nos sistemas da Europol e Interpol.

Máfia da Noite mandados de captura fuga estrangeiro
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)