page view

Escolas fechadas em sete municípios do distrito de Vila Real devido à previsão de queda de neve

Autoridades locais apelam à população para que acompanhe atentamente as informações oficiais e adote comportamentos de prevenção adequados às condições meteorológicas.

Atualizado a 23 de janeiro de 2026 às 10:38

As aulas e o transporte escolar estão esta sexta-feira suspensos em Chaves, elevando para sete os municípios do distrito de Vila Real com as escolas fechadas devido às previsões de queda de neve.

O município de Chaves divulgou esta manhã, em comunicado, que após o acompanhamento permanente da situação meteorológica com a Proteção Civil, foi decidido que, devido às condições adversas e por razões de prudência e salvaguarda da segurança, não se realizará o transporte escolar para os estabelecimentos de ensino do concelho esta sexta-feira.

Anunciou ainda que, após decisão conjunta, os três agrupamentos de escolas do concelho: Júlio Martins, António Granjo e Fernão de Magalhães, encerrarão esta sexta-feira as suas atividades letivas.

A Câmara e Chaves, através dos serviços municipais de Proteção Civil, disse ainda que desde a noite de quinta-feira se encontra a proceder à verificação das vias, bem como ao acompanhamento e resolução das ocorrências registadas, "mantendo a situação sob monitorização permanente".

As autoridades locais apelam à população para que acompanhe atentamente as informações oficiais e adote comportamentos de prevenção adequados às condições meteorológicas.

No distrito de Vila Real, na quinta-feira já tinha sido tomada a decisão de fechar as escolas e suspender os transportes escolares em Boticas, Montalegre, Mondim de Basto, Ribeira de Pena, Valpaços e Vila Pouca de Aguiar, uma medida preventiva depois do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) ter colocado Vila Real entre os distritos com aviso vermelho por causa das previsões de queda de neve.

O IPMA prevê chuva, neve, vento e agitação marítima como efeitos da passagem da depressão Ingrid por Portugal continental, tendo emitido vários avisos.

Os distritos de Braga, Porto, Viana do Castelo, Vila Real e Viseu vão estar esta sexta-feira sob aviso vermelho (o mais grave de uma escala de três) por causa da neve.

Porto, Faro, Setúbal, Viana do Castelo, Leiria, Lisboa, Beja, Aveiro e Coimbra e Braga vão estar sob aviso vermelho esta sexta-feira e sábado por causa da agitação marítima forte.

A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANECP) colocou quase todo o território nacional continental em estado de prontidão especial de nível 3 até sábado, devido ao impacto previsível da neve e da agitação marítima com a passagem da depressão Ingrid.

Este nível entrou em vigor às 16h00 de quinta-feira e termina às 23h59 de sábado.

Publicada originalmente a 23 de janeiro de 2026 às 07:57

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8