page view

Estrada onde morreram portugueses com "muitos acidentes"

Acidente em França fez 12 mortos, todos portugueses.

25 de março de 2016 às 11:44

Vídeo mostra local após a tragédia

O acidente que esta noite vitimou doze portugueses na estrada nacional 79, perto de Lyon, ocorreu num local onde há muitos acidentes, disseram à Lusa o cônsul honorário de Clermont-Ferrand e um dirigente associativo local.

"Esta estrada aqui tem muitos acidentes, sim", afirmou Isidoro Fartaria, que está no local do acidente, onde também é esperada a cônsul-geral de Portugal em Lyon, Maria de Fátima Mendes.

Visivelmente emocionado, Isidoro Fartaria foi parco em palavras, confirmando apenas que "há doze pessoas mortas, duas garotas e são famílias".

Camionista português descreve "estrada da morte"

Luís Babiano, presidente da associação Dompierre Portugal, sublinhou à Lusa que "é uma estrada onde há muitos, muitos acidentes" e que até evita passar por lá porque há "muitos camiões" e prefere "passar por aldeias pequenas".

"A estrada só tem uma via. Uma pessoa fecha os olhos e está logo na via da esquerda e foi o que aconteceu neste acidente. É um problema do Estado, não há dinheiro para fazer duas vias. Há mesmo um grupo no facebook que luta para ter duas vias para não acontecer o que aconteceu", declarou o dirigente associativo local.

O grupo criado no Facebook chama-se "RCEA:4 voies pour arrêter le massacre" ("quatro faixas para parar o massacre") e denuncia na sua página que esta estrada "é um cemitério de duas faixas na [região] Saone et Loire e em Allier" , acrescentando que "há demasiado tempo que os acidentes e os mortos se acumulam, que as famílias choram e que os sobreviventes não dormem" e reivindicando "um avanço rápido de obras" no local.

Luís Babiano apanhou um grande susto esta manhã porque pensou que fossem os tios que tivessem tido o acidente.

Secretário de Estado envia condolências às famílias

"De manhã apanhei um susto. Eu tenho família que também foi para Portugal passar a Páscoa em Trás-os-Montes e tive medo que fossem eles. Os meus tios passaram lá depois do acidente mas a estrada foi cortada e tiveram que dar meia volta e ir por outro caminho. Eu tenho medo de ir por essa estrada", admitiu.

Os doze portugueses morreram na sequência de um choque frontal entre a carrinha em que seguiam e um veículo pesado, onde estavam dois condutores italianos que sobreviveram. A carrinha desviou-se para a faixa contrária e colidiu de frente com o camião.

O veículo em que seguiam os portugueses saiu da Suíça por volta das 21h00 de quinta-feira e teria como destino Portugal. O acidente ocorreu por volta das 23h45 na estrada nacional 79, perto de Lyon, na localidade de Moulins, no departamento de Allier, no centro de França.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8