page view

Identificadas vítimas mortais de acidente em França

Criança de sete anos entre os 12 portugueses mortos em França. Veja as fotos e os vídeos.

25 de março de 2016 às 07:43

Camionista português descreve 'estrada da morte'

As 12 vítimas mortais do acidente perto de Lyon, França, são dos concelhos de Cinfães, Sernancelhe, Oliveira de Azeméis, Pombal, Castelo de Paiva, Arouca e Trancoso, disse à Lusa fonte do Governo português.

As autoridades francesas já concluíram a identificação dos 12 emigrantes portugueses que morreram quinta-feira à noite: dois homens tinham morada em Oliveira de Azeméis, um em Castelo de Paiva, um em Trancoso, um em Arouca, uma mulher em Pombal, existindo ainda um casal de Sernancelhe, e uma família (um casal e uma filha) e um homem, de Cinfães.

Os 12 portugueses, com idades entre os sete e os 63 anos, morreram na sequência de um choque frontal entre a carrinha em que seguiam e um veículo pesado, cerca das 23:45 de quinta-feira, na estrada nacional 79, perto de Lyon, na localidade de Moulins (centro).

O único sobrevivente dos 13 passageiros da carrinha é o condutor, um jovem de 19 anos, também português, que foi hospitalizado em estado de choque.

Autoridades averiguam se carrinha tinha lugar para 13 pessoas

O procurador público de Moulins, Pierre Gagnoud, anunciou que as autoridades vão averiguar se a carrinha, com capacidade até seis passageiros segunda a marca, tinha condições para transportar 13 pessoas.

"Temos de ver se a carrinha estava equipada para transportar 13 pessoas", indicou o procurador de Moulins, numa conferência de imprensa, citado pelo jornal local lamontagne.

Família de Cinfães do Douro está entre as vítimas

O secretário de Estado das Comunidades, José Luís Carneiro, afirmou esta sexta-feira que uma família de Cinfães do Douro está entre os 12 portugueses mortos no acidente de viação na quinta-feira à noite em França.

"Confirmamos a morte dos 12 portugueses, como podemos informar que uma das famílias - um homem com 39 anos, uma mulher de 28 anos e uma criança de sete anos - são oriundos do concelho de Cinfães do Douro", declarou à Lusa José Luís Carneiro.

"A câmara municipal, que fica na região de Lyon, está a desenvolver esforços no âmbito do gabinete de crise, que por sua vez está a apoiar os portugueses, porque haverá agora uma fase de deslocação das famílias para o reconhecimento presencial, após identificação legal dessas vítimas", acrescentou.

O secretário de Estado referiu ainda que do "conjunto daqueles que faleceram, viajavam 13 pessoas naquela viatura, uma sobreviveu, o motorista".

Secretário de Estado envia condolências às famílias

"Os contactos com as famílias, por parte dos serviços consulares, estão a ser desenvolvidos. Os corpos estão em câmara ardente num salão que foi preparado e disponibilizado pela câmara municipal em Moulins, na região de Lyon", indicou ainda.

"Não temos informação oficial do destino" final em Portugal das vítimas, sublinhou o secretário de Estado.

Três das vítimas eram naturais de Arnas, Sernancelhe

O presidente da Câmara de Sernancelhe anunciou hoje que três das doze vítimas mortais do acidente ocorrido perto de Lyon, em França, eram naturais do concelho, mas uma delas tinha casado no concelho vizinho de Trancoso.

Em declarações à agência Lusa, Carlos Silva Santiago disse que, à hora de almoço, soube que entre as vítimas do acidente registado na estrada nacional 79, na localidade de Moulins, departamento francês de Allier, está um casal e um seu familiar naturais de Arnas.

"Essas três vítimas estão confirmadas. É um casal e um cunhado. Esse cunhado (irmão da mulher) era natural de Arnas, mas casou em Palhais, uma aldeia que fica perto, só que já pertence ao concelho de Trancoso", explicou.

Acidente ocorreu numa das estradas mais perigosas de França

As vítimas morreram na sequência um choque frontal entre a carrinha em que seguiam e um veículo pesado, onde estavam dois condutores italianos que sobreviveram. A carrinha desviou-se para a faixa contrária e colidiu de frente com o camião.

O condutor da carrinha foi levado para o hospital em Moulins. O veículo em que seguiam os portugueses saiu da Suíça (Lausanne) por volta das 21h00 de quinta-feira e teria como destino Portugal.

O acidente ocorreu por volta das 23h45 de quinta-feira na estrada nacional 79, perto de Lyon, na localidade de Montbegny, Moulins, no departamento de Allier, no centro de França, adiantou a mesma fonte.

Emigrantes portugueses emocionados com tragédia

O acidente aconteceu na estrada nacional 79, a Estrada Centro-Europa Atlântico (RECEA), considerada uma das quatro estradas mais perigosas da França, em particular nessa zona de Allier, na região de Auvergne.

Jornal regional francês La Montagne revela mapa do local onde ocorreu o choque frontal:

#Allier Accident mortel sur la RCEA : des déviations mises en place https://t.co/jchrzN3ooP pic.twitter.com/Nf16K6kLZH

Vídeo mostra local após a tragédia

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8