page view

Ex-aluno apresenta livro do Papa

Corriam os anos 70 quando o jovem padre Henrique Noronha Galvão se aventurou rumo a Alemanha para fazer o doutoramento. Na bagagem levava a ansiedade por conhecer um professor de Teologia que ficara a admirar depois da leitura do livro ‘Introdução ao Cristianismo’. O autor chamava-se Joseph Ratzinger.

06 de dezembro de 2006 às 00:00

“Quando li o livro achei realmente que aquele era o teólogo com quem gostaria de trabalhar”, começa por dizer o padre Henrique Galvão. “Sendo alemão é muito aberto aos outros mundos culturais”, justifica.

A admiração, grande à distância, tornou-se enorme na proximidade. “As relações que ele mantinha com os alunos eram as normais de um professor com os seus alunos, ele próprio organizava um seminário só com os seus doutorandos todos os 15 dias e depois tinha connosco uma relação muito próxima, muito simples”, recorda.

Henrique Galvão Machado estava longe de imaginar que um dia seria ele o escolhido para apresentar o livro do homem que já na altura, garante, deixava antever um futuro ao leme do Vaticano. “Quando foi nomeado arcebispo de Munique (em 1977), eu ainda frequentava a faculdade e os alunos comentavam que ele tinha pose de Papa”, lembra com nostalgia.

A relação entre o mestre e os discípulos mantém-se ainda hoje. “Logo que foi nomeado arcebispo de Munique começou a fazer reuniões com os antigos doutorandos durante as férias. E depois de ser eleito Papa continuou”, adianta. Os encontros são aproveitados, diz, para pôr a conversa em dia. “Está sempre muito curioso sobre o que se passa com cada um de nós e nos países a que pertencemos. São relações com muita simplicidade e afabilidade”, confidencia.

Por tudo isto, Henrique Noronha Galvão considera um privilégio apresentar ‘Fé, Verdade, Tolerância – O Cristianismo e as Grandes Religiões do Mundo’, uma obra assinada por Joseph Ratzinger em 2003, lançada ontem em Portugal. “Foi com todo o gosto que me prestei a fazer a tradução, revisão e apresentação deste livro”, diz o ex-aluno, considerando que o título lhe traz um grande peso. “Ter sido aluno do Papa é um orgulho, mas também uma grande responsabilidade, estão sempre à espera de mais”, explica. Palavras do aluno (hoje professor) a quem Bento XVI deu nota máxima à sua tese sobre Santo Agostinho.

UNIÃO ENTRE RELIGIÕES

‘Fé, Verdade, Tolerância – O Cristianismo e as Grandes Religiões do Mundo’ é uma obra do Papa Bento XVI, publicada em Portugal pela Universidade Católica Editora. O livro aborda a questão do diálogo entre o Cristianismo e as outras religiões à luz da Fé, da liberdade e da tolerância. Procura igualmente estabelecer e aprofundar as ligações entre a Fé e a Razão, numa perspectiva cultural face aos problemas do mundo actual. Foi publicada por Joseph Ratzinger em 2003, antes de ser eleito Papa. Chega agora a Portugal pelo preço de 19,50 euros.

Henrique Noronha Galvão, de 69 anos, é natural de Lisboa. Após ter sido ordenado presbítero, foi professor no Seminário Liceal de Penafirme. Em 1978, doutorou-se em Teologia, na Alemanha, onde foi aluno de Joseph Ratzinger, hoje Papa Bento XVI. Actualmente, é professor de Teologia Sistemática e Cristologia na Faculdade de Teologia da Universidade Católica Portuguesa, em Lisboa.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8