page view

Ex-governante absolvido de crime de abuso

Frederico Cardigos estava acusado de abuso sexual de menores.

23 de maio de 2016 às 16:50

O ex-diretor dos Assuntos do Mar do Governo dos Açores, Frederico Cardigos, e a sua mãe, Maria Abecassis, foram esta segunda-feira absolvidos dos crimes de abuso sexual de menor agravados de que estavam a ser acusados.

O biólogo, de 45 anos, estava acusado de quatro crimes de abusos sexuais sobre um menor, em coautoria com a sua mãe, de 73, que respondia por dois crimes. Segundo a acusação, os abusos teriam ocorrido nos Açores e em Lisboa, entre julho de 2012 e maio de 2013.

Os juizes não valorizaram as declarações do menor para memória futura, considerando algumas das partes como "fantasiosas" e "insuficientes" para credibilizar as acusações. 

À saída do tribunal, o Frederico Cardigos disse aos jornalistas que se fez justiça: "Foi feita justiça e saio de consciência tranquila". Já o seu advogado, Alexandre Vieira, reiterou que "não foi feita prova" dos crimes e mostrou o seu descontentamento pela demora da decisão.

Miguel Matias, advogado da mãe do menor, admite recorrer da decisão para o Tribunal da Relação de Lisboa. "Não estou satisfeito. O tribunal não valorizou as declarações do menor para memória futura e descredibilizou as declarações do pedopsiquiatra e da minha assistente", salientou Miguel Matias.

Frederico Cardigos deixou o cargo de diretor-regional dos Assuntos do Mar do Governo Regional dos Açores em agosto de 2013, na sequência deste caso.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8