page view

Família de Manu lança petição para encerrar Bar Académico de Braga

Já assinaram a petição mais de uma centena de pessoas.

27 de maio de 2025 às 12:10

A família de Manu, o rapaz morto à facada numa rixa à porta do Bar Académico em Braga, lançou esta segunda-feira uma para que o espaço seja definitivamente encerrado. Na petição pede-se ainda a criação de normas claras e fiscalização rigorosa sobre os espaços de diversão ligados ao contexto académico, assim como "um compromisso real com a segurança dos jovens e cultura de respeito dentro da comunidade universitária", lê-se. 

O caso remonta a 12 de abril, quando Manuel Gonçalves sofreu uma agressão grave com uma arma branca numa rixa que envolveu cerca de 20 pessoas. O principal suspeito, Mateus Machado, já foi detido.

"O Bar Académico está, por agora, encerrado. Mas não podemos aceitar que volte a abrir como se nada tivesse acontecido. Não podemos permitir que a morte de Manu se transforme em mais um caso esquecido, abafado, ignorado", avançam os familiares. 

O documento já foi assinado por mais de uma centena de pessoas. 

A petição é dirigida ao Reitor da Universidade do Minho, presidente da Associação Académica da Universidade do Minho, presidente da Câmara Municipal de Braga e, ainda, à Ministra da Administração Interna. 

Esta não é a primeira petição lançada pela família de 'Manu'. Em abril, pediam que se fizesse uma estátua em homenagem ao jovem de 19 anos. "Na madrugada do dia 12 de abril de 2025, Braga perdeu mais do que um filho", pode ler-se na descrição. "Portugal perdeu um verdadeiro herói", referem os familiares. 

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8