page view

Fogo em Ermidas-Sado está dominado

Incêndio chegou a ter três frentes ativas.

13 de agosto de 2025 às 07:32

O incêndio florestal na zona de Ermidas-Sado, no concelho de Santiago do Cacém, que deflagrou na tarde de terça-feira, entrou esta quarta-feira em fase de resolução, indicou a Proteção Civil.

O fogo, que chegou a ter três frentes ativas, foi dominado às 02:30, declarou à Lusa fonte do Comando Sub-regional do Alentejo Litoral.

No entanto, a circulação rodoviária no Itinerário Complementar 1 (IC1) continua cortada nos dois sentidos, desde as 17:00, na zona de Ermidas-Sado, disse a mesma fonte.

No terreno, encontravam-se por volta das 03:00 de esta quarta-feira 303 operacionais, auxiliados por 105 meios terrestres, acrescentou.

O Governo decidiu na terça-feira prolongar a situação de alerta até às 23:59 de sexta-feira devido às previsões meteorológicas, que apontam para aumento da temperatura e risco agravado de incêndio rural.

Uma nota do Ministério da Administração Interna adianta que "todas as medidas de caráter excecional, outrora implementadas, serão mantidas durante este período".

Os quatro principais incêndios a lavrar em Portugal continental estavam por volta das 03:00 a ser combatidos por mais de 1.300 operacionais.

De acordo com a página da Internet da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), a essa hora, no fogo de Vila Real, estão empenhados 463 operacionais auxiliados por 152 meios terrestres, no de Trancoso (Guarda) encontram-se 476 bombeiros e 161 veículos, no de Tabuaço (Viseu) são 291 operacionais e 93 viaturas e no incêndio de Sátão (Viseu), 93 operacionais têm o apoio de 28 meios terrestres.

Estes são os maiores fogos incluídos pela Proteção Civil na lista de incêndios rurais em curso (ainda não dados como dominados/em resolução) de entre as denominadas "ocorrências significativas", assim descritas pela duração ou pelo número de meios envolvidos.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8