page view

Mais de 300 operacionais no combate às chamas em Ermidas-Sado

Segundo o comandante sub-regional, "estava prevista a ocorrência de trovoada seca" para aquela zona e, antes do incêndio ter começado, "houve pessoas que identificaram vários trovões".

Atualizado a 12 de agosto de 2025 às 22:46

Mais de 300 operacionais, apoiados por mais de 100 viaturas combatem esta terça-feira o incêndio que deflagrou em Ermidas-Sado, no concelho de Santiago do Cacém, distrito de Setúbal, de acordo com a Proteção Civil.

Em declarações à Lusa, o comandante Sub-Regional de Emergência e Proteção Civil do Alentejo Litoral explicou que o incêndio conta com três frentes ativas. 

"Uma das três frentes vai em direção ao concelho de Grândola, outra em direção a Canhestros [concelho de Ferreira do Alentejo] e uma outra em direção a Oeste, para Vale da Eira", no concelho de Santiago do Cacém, indicou o comandante.

A página de Internet da Autoridade Emergência e Proteção Civil (ANEPC) consultada pela agência Lusa, pelas 21h30, indicava que o combate a este sinistro mobilizava um total de 303 operacionais, auxiliados por 104 veículos.

Já os sete meios aéreos, que chegaram a participar nos trabalhos, abandonaram o teatro de operações, com o cair da noite.

O alerta para este incêndio, a lavrar na zona de Vale da Eira, em Ermidas-Sado foi dado às 16h42, disse à Lusa fonte do Comando Sub-regional de Emergência e Proteção Civil do Alentejo Litoral.

Durante a tarde, o comandante sub-regional de Emergência e Proteção Civil do Alentejo Litoral, Tiago Bugio, explicou à que as chamas estavam a lavrar numa zona de "eucalipto, pinhal e mato".

O comandante indicou que "estava prevista a ocorrência de trovoada seca" para aquela zona pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) e, antes de o fogo ter deflagrado, "houve pessoas que identificaram vários trovões no local".

Também devido ao incêndio, a circulação rodoviária no Itinerário Complementar 1 (IC1) continua cortada nos dois sentidos, desde as 17:00, na zona de Ermidas-Sado, disse à Lusa fonte da GNR.

Circulação rodoviária no IC1 cortada nos dois sentidos

Contactada pelas 21h30, a fonte do Comando Territorial de Setúbal da GNR afirmou manter-se o trânsito cortado no IC1.

Em declarações à agência Lusa, fonte do Comando Territorial de Setúbal da GNR indicou que o trânsito está cortado nos dois sentidos, ao quilómetro 613 do IC1, desde as 17h00, devido ao foco de incêndio que deflagrou pelas 16h40 na zona de vale da Eira, em Ermidas-Sado.

"A alternativa ainda é a autoestrada (A2), mas há outras estradas regionais que podem ser opções" para os automobilistas, disse a mesma fonte, cerca das 18h20.

Ao fim da tarde, o Comando Sub-Regional de Emergência e Proteção Civil do Alentejo Litoral disse à Lusa que, apesar do aumento de meios, "não há casas nem pessoas, ameaçadas pelo foco de incêndio".

A Lusa tentou voltar a contactar o comandante sub-regional, mas não foi possível até ao momento.

Publicada originalmente a 12 de agosto de 2025 às 18:13

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8