page view

Foguete provoca morte a presidente de Junta

O presidente da Junta de Freguesia de Fojo Lobal, Ponte de Lima, António Macedo, morreu anteontem à noite, ao ser atingido na cabeça pelo petardo de um foguete, lançado para festejar os 100 anos do mais velho habitante da freguesia.

08 de julho de 2006 às 00:00

O fatal acidente ocorreu por volta das 22h00, quando um genro do aniversariante e o autarca resolveram iniciar a sessão de lançamento de fogo preso, comemorativa do centenário de Manuel Araújo.

Ao que o Correio da Manhã apurou, apesar de ter experiência no manuseamento de materiais pirotécnicos, António Macedo resolveu, de forma inadvertida, espreitar para o interior do tubo, uma vez que o rastilho já tinha queimado e o petardo demorava a rebentar. Nessa altura deu-se a explosão e o petardo atingiu a cara do autarca, provocando-lhe a morte imediata.

“Foi tudo muito rápido. Nós tínhamos acabado de cantar os parabéns e, após o rebentamento do petardo, ouvimos gritar. Corremos para o local onde estavam os tubos do fogo preso e encontramos o homem já morto, com a cabeça bastante desfeita e o meu cunhado, apenas com algumas queimaduras, deitado no chão e em estado de choque”, disse ao CM Júlio Araújo, filho do aniversariante.

A tragédia causou grande consternação na freguesia, onde o autarca, eleito há quase uma década, era uma pessoa muito estimada e querida por todos.

“Era uma pessoa espectacular, amigo de toda a gente, sempre disponível para resolver os problemas das pessoas, digo-lhe com toda a franqueza que nunca mais teremos outro assim”, afirmou à nossa reportagem João Pereira Sagres, o secretário da Junta, que não conseguia esconder a comoção.

A mesma opinião tem Manuel Alves Durães, o tesoureiro da autarquia, para quem esta morte “é uma perda irreparável para a freguesia”.

A festa dos 100 anos de Manuel Araújo, que sentava à mesa mais de 60 pessoas, que António Macedo queria que ficasse para a história como “um momento feliz para a terra”, tal como tinha afirmado na sua intervenção, acabou assim marcada pela tragédia.

“Estava tudo a correr tão bem, havia aqui uma grande alegria e, afinal, este momento há-de ser sempre recordado pela grande tristeza que foi a morte desta pessoa”, disse, visivelmente emocionado, Júlio Araújo.

Os Bombeiros de Ponte de Lima deslocaram-se rapidamente ao local, mas limitaram-se a aguardar pela presença do delegado de Saúde para proceder ao levantamento do cadáver, que ontem foi autopsiado no Hospital de Viana do Castelo.

A bandeira a meia haste, à porta da nova sede da Junta, cujo edifício foi idealizado e construído pelo autarca agora falecido, indica o luto que se vive nesta terra.

O funeral de António Macedo, 56 anos de idade, está marcado para hoje, às 18h45.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8