page view

Forças Armadas vão disponibilizar geradores para Figueiró dos Vinhos

Sem avançar com um número concreto de militares para este tipo de ações, o ministro da Defesa disse que estariam disponíveis "centenas ou milhares, se necessário".

30 de janeiro de 2026 às 23:27

O ministro da Defesa Nacional anunciou esta sexta-feira que as Forças Armadas vão disponibilizar geradores para o concelho de Figueiró dos Vinhos, no interior do distrito de Leiria, que ficou bastante afetado pela depressão Kristin.

À chegada ao quartel dos bombeiros de Figueiró dos Vinhos, Nuno Melo disse à agência Lusa que o Governo vai também disponibilizar tela impermeável com "alto grau de resistência e durabilidade" para a cobertura provisória dos telhados.

"Serão geradores suficientes para garantir que, nesta situação provisória, pelo menos o restabelecimento de situações numa certa normalidade", referiu o governante, sem especificar a quantidade de aparelhos e a sua instalação no terreno.

O ministro da Defesa Nacional remeteu essas "questões técnicas" para uma reunião de trabalho, com o secretário de Estado da Proteção Civil, com autarcas e proteção civil local e regional.

Nuno Melo reiterou ainda que as Forças Armadas estão disponíveis para ceder militares para estarem no terreno "a ajudar a debelar estas situações emergentes, seja a desimpedir terrenos, ajudando no abate de árvores ou numa atividade mais braçal", caso a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil assim o entenda.

Sem avançar com um número concreto de militares para este tipo de ações, o governante disse que estariam disponíveis "centenas ou milhares, se necessário".

Também em declarações à agência em Figueiró dos Vinhos, o chefe de Estado-Maior-General das Forças Armadas, José Nunes Fonseca, que acompanhava o ministro da Defesa Nacional, garantiu o apoio às zonas afetadas dentro das capacidades militares.

"Todas as solicitações que caibam nas capacidades e possibilidades serão analisadas e, à medida das disponibilidades dos ramos, -- Marinha, Exército e Força Aérea -- assim encaminharemos essas capacidades militares e meios", afirmou.

Cerca de 90% da população do concelho de Figueiró dos Vinhos está sem energia elétrica desde a madrugada de quarta-feira. Só a partir de quinta-feira ao fim do dia é que uma parte da vila foi abastecida recorrendo a geradores da E-Redes, após um apelo dramático do presidente da Câmara, Carlos Lopes.

A colocação de geradores evitou também falhas no abastecimento de água.

Os telhados das habitações também foram severamente danificados em todo o cocnelho.

A passagem da depressão Kristin por Portugal continental, na quarta-feira, deixou um rasto de destruição, causando pelo menos cinco mortos, segundo a Proteção Civil, vários feridos e desalojados. A Câmara da Marinha Grande contabiliza ainda uma outra vítima mortal no concelho.

Quedas de árvores e de estruturas, corte ou o condicionamento de estradas e serviços de transporte, em especial linhas ferroviárias, fecho de escolas e cortes de energia, água e comunicações foram as principais consequências materiais do temporal.

Leiria, por onde a depressão entrou no território, Coimbra e Santarém são os distritos que registam mais estragos.

O Governo decretou situação de calamidade entre as 00h00 de quarta-feira até às 23h59 de dia 1 de fevereiro para cerca de 60 municípios, número que pode aumentar.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8