page view

Fortaleza turística de Portimão com ratos e lixo

Miradouro de Santa Catarina, visitado por centenas de turistas, está em avançado estado de degradação e apresenta riscos para os visitantes.

21 de março de 2014 às 16:24

A Fortaleza de Santa Cataria, visitada diariamente por centenas de turistas, na praia da Rocha, em Portimão, está ao abandono. O monumento encontra se em avançado estado de degradação, com o elevador avariado, cheio de lixo - uma atração para muitos bichos, entre eles ratos - e com risco de alguém cair no poço do elevador.

"É triste um lugar tão bonito estar assim. É preciso ser arranjado, pintado e aquele elevador é um perigo e atrai muitos ratos", disse ao CM Paulo Botaro, arrendatário do café existente na fortaleza. "O elevador era muito importante para as pessoas com dificuldades em descer", referiu um grupo de turistas.

Apesar de pertencer ao Estado, nenhuma entidade assume a responsabilidade da gestão do espaço. "Estamos a avaliar com o Ministério das Finanças e a Direção do Património para apurarmos o dono", assumiu ao CM Desidério Silva, presidente da Região de Turismo do Algarve, entidade que, no entanto, cobra renda dos estabelecimentos. Mas a dúvida sobre a gestão daquele espaço foi desfeita ontem, com a publicação em Diário da Republica do decreto-lei de transferência dos portos de Faro e de Portimão para a Administração dos Portos de Sines e do Algarve (APS). O documento define que a jurisdição deste monumento turístico passa para esta nova entidade. O Correio da Manhã tentou por diversas vezes contactar a APS para saber quais os projetos desta entidade para a Fortaleza de Santa Catarina, mas ninguém se mostrou disponível para falar.

O Ministério da Economia já anunciou, entretanto, que vai investir 14 milhões de euros nos portos algarvios até 2018 (ver pormenores), mas esse investimento não inclui a reparação da fortaleza, situada na foz do Arade.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8