page view
Imagem promocional da micronovela
MICRONOVELA

Herança de sangue Há heranças que não se escolhem.

Foto no Facebook ‘tramou’ irmãos iraquianos acusados de terrorismo

Perito de unidade especial da ONU recordou investigação a Ammar e Yasir Ameen.

13 de outubro de 2023 às 09:17

Um investigador da UNITAD (equipa de investigação da ONU aos crimes do grupo terrorista Daesh) explicou na quinta-feira no Campus de Justiça, em Lisboa, que foi uma fotografia num grupo do Facebook dos irmãos iraquianos Ammar e Yasir Ameen, julgados por crimes de guerra e de terrorismo, que levou a Polícia Judiciária a pedir ajuda à Justiça daquele país para investigar os suspeitos.

“É uma foto em que eles [Ammar e Yasir] aparecem com o irmão mais velho Fouad, em paradeiro desconhecido. Foi colocada por pessoas de Mossul, ocupada pelo Daesh. Os três eram acusados de pertencerem ao Daesh”, explicou o investigador. O responsável confirmou que Ammar e Yasir foram acusados por um tribunal de investigação do terrorismo de Mossul, que anulou o processo, pois os arguidos enfrentariam a pena de morte se fossem extraditados para o Iraque.

O perito disse ainda ter identificado “três vítimas e 10 testemunhas dos crimes praticados pelos arguidos no Daesh”. Já prestaram todas depoimentos para memória futura no processo português.

Descobriram gabinete secreto da ONU em Mossul

O perito da UNITAD só depôs após Ammar e Yasir Ameen saírem da sala. O responsável recordou que os irmãos iraquianos, quando ainda estavam no Iraque, descobriram o seu gabinete de trabalho em Mossul. “Era suposto ser secreto”, recordou.

Entretanto, o novo advogado, Lopes Guerreiro, conseguiu uma reunião com os clientes em simultâneo na prisão de Monsanto. Se não visse satisfeita a pretensão, abandonaria a defesa.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Bom Dia

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8