Pedro Palma foi casado com Clara Pinto Correia e fez uma exposição da mulher a ter orgasmos.
1 / 7
O apelo chegou de forma dramática através da irmã nas redes sociais: "Caso alguém tenha visto ou estado com o meu irmão Pedro Palma, (…) por favor informem-me por Facebook ou pelo telemóvel; se viram um Alfa Romeo de cor cinzenta escura com a matrícula 21-68-XQ, agradeço que me contactem", começa por escrever Rosário Palma. "Já liguei para todos os hospitais e não deu entrada nas urgências de nenhum. Deixou o telemóvel em casa, pelo que não tenho forma de o contactar. Caso não apareça, vou reportar à PSP a situação. Algo de muito estranho se passou e nada sei, nem o que fazer, além dos trâmites que já segui. Estou em pânico!"
fotógrafo desaparecido
O apelo foi rapidamente partilhado pelos amigos de Rosário e de Pedro, mas sem sucesso.
O jornalista, cartoonista, fotojornalista, artista plástico, escritor e designer de comunicação continua desaparecido.
Ao CM, Rosário disse que o irmão foi visto pela última vez na quinta-feira, quando saiu da casa que partilha com ela e com a mãe, em Queluz. Esperou 48 horas, o tempo normal para as autoridades começarem a investigar os casos de desaparecimento tratando-se de adultos, e, no sábado, dirigiu-se à PSP de Queijas (Oeiras) relatando o sucedido. Se Pedro não aparecer, o processo transita para a PJ.
São muito poucas as pistas sobre o que terá acontecido ao antigo marido da bióloga e professora universitária Clara Pinto Correia - que ficou célebre por ter retratado as expressões de orgasmo da companheira. Há, contudo, um vídeo enigmático que poderá ajudar as autoridades. Foi a última publicação de Pedro Palma, que celebrou o 58º aniversário a 13 deste mês, no seu Facebook. O vídeo tem apenas 10 segundos e foi publicado quinta-feira, dia 24, às 20h55. A imagem de um ecrã cinzento.
"Que ‘cartoon’ de mau gosto é este, amigo? Qual é a piada em deixares a família e amigos preocupados?", comentou uma amiga, enquanto a irmã percebeu logo que alguma coisa não estava bem: "Estou preocupada. Não percebo o que ele quer dizer com este vídeo." Com o passar dos dias, a preocupação deu lugar ao pânico. Nem Pedro deu sinais de vida, nem o carro em que foi visto pela última vez foi encontrado.
Mostrou fotos de orgasmos da mulher
Foi o trabalho mais polémico e controverso de Pedro Palma, que chegou ao grande público no início de 2010: a exposição Sexpressions. Na altura, o fotojornalista e artista plástico era casado com Clara Pinto Correia.
A mostra era composta por dez fotos da bióloga e professora universitária, e revelavam as expressões femininas durante um coito, acompanhadas de outros tantos textos.
Questionada então pelo CM a propósito da exposição, que ficou conhecida como ‘Os Orgasmos de Clara Pinto Correia’, disse: "Não precisei de ser convencida na medida em que sempre achei que estávamos perante uma ideia inédita e extraordinária. Agora, só acontece porque quem fotografa e quem é fotografado é um casal muito apaixonado".
"Os meus textos que acompanham as fotografias dele dão conta da descoberta um do outro durante as sessões, mais que muitas necessárias até chegarmos às dez da exposição. As minhas preferidas são todas aquelas que estou de olhos abertos e a sorrir", acrescentou.
Uma opinião partilhada pelo então marido, Pedro Palma. "A Clara quando faz amor abre muito os olhos, essa [fotografia] é a minha preferida", afirmou ao nosso jornal.
A mostra, que esteve patente ao público durante um mês, revelou-se um sucesso.
O CM procurou ontem contactar a cientista e autora de vários livros sobre o estranho desaparecimento de Pedro Palma, mas sem sucesso.
Filhos
Pedro Palma tem dois filhos ainda jovens, Ayaz e Noor Palma, fruto do seu primeiro casamento. Este foi o relacionamento mais estável do fotojornalista, que foi mais tarde casado com Clara Pinto Correia. Atualmente não se conhecia nenhuma relação a Pedro.
Saúde
Os amigos contam que, ao longo dos últimos três anos, Pedro passou por vários problemas de saúde, sendo o mais grave um aneurisma. Segundo o Correio da Manhã apurou, o fotojornalista teve de ser operado por diversas vezes e estava desanimado com a saúde.
Preocupação
A conta de Facebook do fotojornalista foi inundada de comentários de amigos, que não escondem a preocupação depois de Pedro Palma ter publicado um vídeo em que apenas se pode ver um ecrã cinzento. Um dos comentários dá conta de que o fotojornalista apagou todas as suas publicações nesta rede social, tendo apenas deixado esta enigmática imagem.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt
o que achou desta notícia?
concordam consigo
A redação do CM irá fazer uma avaliação e remover o comentário caso não respeite as Regras desta Comunidade.
O seu comentário contem palavras ou expressões que não cumprem as regras definidas para este espaço. Por favor reescreva o seu comentário.
O CM relembra a proibição de comentários de cariz obsceno, ofensivo, difamatório gerador de responsabilidade civil ou de comentários com conteúdo comercial.
O Correio da Manhã incentiva todos os Leitores a interagirem através de comentários às notícias publicadas no seu site, de uma maneira respeitadora com o cumprimento dos princípios legais e constitucionais. Assim são totalmente ilegítimos comentários de cariz ofensivo e indevidos/inadequados. Promovemos o pluralismo, a ética, a independência, a liberdade, a democracia, a coragem, a inquietude e a proximidade.
Ao comentar, o Leitor está a declarar que é o único e exclusivo titular dos direitos associados a esse conteúdo, e como tal é o único e exclusivo responsável por esses mesmos conteúdos, e que autoriza expressamente o Correio da Manhã a difundir o referido conteúdo, para todos e em quaisquer suportes ou formatos actualmente existentes ou que venham a existir.
O propósito da Política de Comentários do Correio da Manhã é apoiar o leitor, oferecendo uma plataforma de debate, seguindo as seguintes regras:
Recomendações:
- Os comentários não são uma carta. Não devem ser utilizadas cortesias nem agradecimentos;
Sanções:
- Se algum leitor não respeitar as regras referidas anteriormente (pontos 1 a 11), está automaticamente sujeito às seguintes sanções:
- O Correio da Manhã tem o direito de bloquear ou remover a conta de qualquer utilizador, ou qualquer comentário, a seu exclusivo critério, sempre que este viole, de algum modo, as regras previstas na presente Política de Comentários do Correio da Manhã, a Lei, a Constituição da República Portuguesa, ou que destabilize a comunidade;
- A existência de uma assinatura não justifica nem serve de fundamento para a quebra de alguma regra prevista na presente Política de Comentários do Correio da Manhã, da Lei ou da Constituição da República Portuguesa, seguindo a sanção referida no ponto anterior;
- O Correio da Manhã reserva-se na disponibilidade de monitorizar ou pré-visualizar os comentários antes de serem publicados.
Se surgir alguma dúvida não hesite a contactar-nos internetgeral@medialivre.pt ou para 210 494 000
O Correio da Manhã oferece nos seus artigos um espaço de comentário, que considera essencial para reflexão, debate e livre veiculação de opiniões e ideias e apela aos Leitores que sigam as regras básicas de uma convivência sã e de respeito pelos outros, promovendo um ambiente de respeito e fair-play.
Só após a atenta leitura das regras abaixo e posterior aceitação expressa será possível efectuar comentários às notícias publicados no Correio da Manhã.
A possibilidade de efetuar comentários neste espaço está limitada a Leitores registados e Leitores assinantes do Correio da Manhã Premium (“Leitor”).
Ao comentar, o Leitor está a declarar que é o único e exclusivo titular dos direitos associados a esse conteúdo, e como tal é o único e exclusivo responsável por esses mesmos conteúdos, e que autoriza o Correio da Manhã a difundir o referido conteúdo, para todos e em quaisquer suportes disponíveis.
O Leitor permanecerá o proprietário dos conteúdos que submeta ao Correio da Manhã e ao enviar tais conteúdos concede ao Correio da Manhã uma licença, gratuita, irrevogável, transmissível, exclusiva e perpétua para a utilização dos referidos conteúdos, em qualquer suporte ou formato atualmente existente no mercado ou que venha a surgir.
O Leitor obriga-se a garantir que os conteúdos que submete nos espaços de comentários do Correio da Manhã não são obscenos, ofensivos ou geradores de responsabilidade civil ou criminal e não violam o direito de propriedade intelectual de terceiros. O Leitor compromete-se, nomeadamente, a não utilizar os espaços de comentários do Correio da Manhã para: (i) fins comerciais, nomeadamente, difundindo mensagens publicitárias nos comentários ou em outros espaços, fora daqueles especificamente destinados à publicidade contratada nos termos adequados; (ii) difundir conteúdos de ódio, racismo, xenofobia ou discriminação ou que, de um modo geral, incentivem a violência ou a prática de atos ilícitos; (iii) difundir conteúdos que, de forma direta ou indireta, explícita ou implícita, tenham como objetivo, finalidade, resultado, consequência ou intenção, humilhar, denegrir ou atingir o bom-nome e reputação de terceiros.
O Leitor reconhece expressamente que é exclusivamente responsável pelo pagamento de quaisquer coimas, custas, encargos, multas, penalizações, indemnizações ou outros montantes que advenham da publicação dos seus comentários nos espaços de comentários do Correio da Manhã.
O Leitor reconhece que o Correio da Manhã não está obrigado a monitorizar, editar ou pré-visualizar os conteúdos ou comentários que são partilhados pelos Leitores nos seus espaços de comentário. No entanto, a redação do Correio da Manhã, reserva-se o direito de fazer uma pré-avaliação e não publicar comentários que não respeitem as presentes Regras.
Todos os comentários ou conteúdos que venham a ser partilhados pelo Leitor nos espaços de comentários do Correio da Manhã constituem a opinião exclusiva e única do seu autor, que só a este vincula e não refletem a opinião ou posição do Correio da Manhã ou de terceiros. O facto de um conteúdo ter sido difundido por um Leitor nos espaços de comentários do Correio da Manhã não pressupõe, de forma direta ou indireta, explícita ou implícita, que o Correio da Manhã teve qualquer conhecimento prévio do mesmo e muito menos que concorde, valide ou suporte o seu conteúdo.
ComportamentoO Correio da Manhã pode, em caso de violação das presentes Regras, suspender por tempo determinado, indeterminado ou mesmo proibir permanentemente a possibilidade de comentar, independentemente de ser assinante do Correio da Manhã Premium ou da sua classificação.
O Correio da Manhã reserva-se ao direito de apagar de imediato e sem qualquer aviso ou notificação prévia os comentários dos Leitores que não cumpram estas regras.
O Correio da Manhã ocultará de forma automática todos os comentários uma semana após a publicação dos mesmos.
Para usar esta funcionalidade deverá efetuar login.
Caso não esteja registado no site do Correio da Manhã, efetue o seu registo gratuito.
Escrever um comentário no CM é um convite ao respeito mútuo e à civilidade. Nunca censuramos posições políticas, mas somos inflexiveis com quaisquer agressões. Conheça as
Inicie sessão ou registe-se para comentar.