Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
4

Francisco vive drama do pai preso no Dubai

O drama de Ivo Ferreira, detido no Dubai há 28 dias por ter fumado um cigarro de haxixe, é também o sofrimento do pequeno Francisco, de nove anos, filho do realizador.
3 de Maio de 2005 às 00:00
Amigos de Ivo Ferreira contaram a dor sentida pelo realizador, ao recordar-se do seu filho enquanto está preso. O realizador casou-se aos 20 anos com uma jovem sensivelmente da sua idade, tendo sido pai nessa altura. A relação acabaria por ter um fim, mas Ivo continua muito ligado ao filho (a família explicou ao CM que não daria mais dados para proteger a privacidade da criança e da mãe).
Ana Brandão, actriz, confessa que dá por si a pensar, quando se deita, que enquanto pode dormir tranquila na sua casa, sabe que Ivo não tem a mesma tranquilidade. “É difícil pensar que estou bem e ele não. Ainda mais difícil deve ser para a sua família e para o seu filho passarem por tudo isto.”
Raquel Freire, que neste momento tem em montagem o seu filme ‘A Vida Queima’, em que o realizador participou como actor, refere que para Ivo estar longe do filho é duríssimo. “Entendo isso como ninguém porque ambos tivemos filhos muito novos.”
O director do Teatro da Comuna, João Mota, diz que para ultrapassar estes momentos difíceis, Ivo “deve encontrar forças na sua grande disciplina interior, construída graças ao trabalho como actor”. E sublinha que mais de seis mil pessoas tenham assinado – até ontem à noite – a petição para ele ser libertado. “É maravilhoso e demonstra o grande sentido de solidariedade dos portugueses em situações dramáticas como esta.”
Ao telefone, Ivo disse ao CM que está confiante na obtenção de um gesto de clemência por parte das autoridades do Dubai. “Apesar de tudo isto ser muito cansativo estou confiante, quer no trabalho desenvolvido cá como no das autoridades portuguesas.”
Respeito pelas culturas
A realizadora Raquel Freire adiantou que Ivo nunca pensou ofender a cultura dos Emirados Árabes Unidos. “Disse-me isso no ‘e-mail’ que me enviou dois dias antes de ter sido detido. E eu recordei, de imediato, a sua longa metragem ‘Em Volta’, onde salienta o respeito pela cultura dos povos.”
"OBRIGADO, NÃO SEI COMO AGRADECER"
“Obrigado, não sei como agradecer às pessoas.” Estas foram as palavras de Ivo Ferreira ao telefone quando soube pelo CM, ao final da manhã de ontem, que a petição da Associação Portuguesa de Realizadores dirigida às autoridades do Dubai apelando à sua libertação já tinha recebido mais de mil assinaturas. A solidariedade dos portugueses foi, contudo, crescendo ao longo do dia e www.petitiononline.com/ivomarqu/petition.html contava ao final da tarde de ontem com mais de seis mil assinaturas.
Ivo Ferreira acrescentou sentir-se “mais tranquilo” por saber que a acusação incide apenas sobre consumo de droga, situação que reforça a sua esperança de que possa a receber a clemência do Sheik Mohamed Bin Rashid Al Maktoum.
Detido na esquadra da polícia de Jabal Ali, no Dubai, Ivo acrescentou ao CM que está “a escrever uma carta a pedir perdão e clemência a sua alteza o Sheik Mohamed Bin Rashid Al Maktoum”. O jovem realizador, de 29 anos, acrescentou que foi contactado pelo embaixador português na Arábia Saudita há quatro dias, que o informou da contratação de um advogado para a sua defesa.
JULGAMENTO NA PRÓXIMA SEMANA
CONSUMO
Ivo Ferreira deverá começar a ser julgado a partir do próximo sábado. O jovem soube ainda que a acusação escrita em árabe incide sobre o consumo de haxixe. Um crime que Ivo confessou logo depois de ser detido.
ADVOGADO
Um advogado foi contratado pelo Governo português para proceder à defesa de Ivo, divulgou fonte do Ministério dos Negócios Estrangeiros, que face à sensibilidade do assunto escusou-se a mais comentários.
CARREIRA
Ivo Ferreira entrou aos 14 anos na peça ‘Donzela por Pensamento’. Na televisão participou na série ‘Até Amanhã Camaradas’ e no cinema em ‘Rasganço’. Realizou ‘Em Volta’, ‘O Homem da Bicicleta’ e ‘O que Foi’.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)