page view

Fumo de lagar causa dezenas de acidentes em Valpaços

Condutores dizem que há um troço da EN213 em que não se consegue ver nada. Câmara aponta mistura de nevoeiro com fumo do lagar de azeite industrial.

02 de março de 2019 às 10:19

Três acidentes na variante e na estrada nacional 213, que liga os concelhos de Valpaços e Mirandela, provocaram, ontem de manhã, cinco feridos ligeiros. Um dos sinistros foi um choque em cadeia, que envolveu um pesado e cinco ligeiros e em que um dos feridos foi o comandante do posto da GNR de Valpaços.

Este não é o primeiro acidente na zona, entre Eixes, Mirandela, e Rio Torto, Valpaços, e os utentes atribuem esta vaga de acidentes à fraca visibilidade causada pelo fumo intenso de um lagar de azeite industrial. "Eu acho que é da fábrica. Nunca se viu nevoeiro e acidentes como este ano. Não se vê um palmo à frente", afirma Assunção das Dores, utilizadora diária da via.

O município de Valpaços tomou ontem uma posição, referindo que "são sucessivos os dias em que ocorrem acidentes, o que antes não acontecia. Sabemos que se encontra naquele local a laborar uma indústria de extração de óleo de azeitona e que há uma mistura dos fumos da fábrica e de nevoeiro", explicou o presidente da câmara, Amílcar Almeida.

O CM contactou a empresa em questão, que labora naquele local há 56 anos, que garante que a única diferença tem que ver com o facto de antigamente trabalhar apenas na campanha da azeitona e, desde há cinco anos, laborar todos os dias.

"Das chaminés emana vapor de água, resultante dos secadores e caldeiras usados nos processos, nada mais", acrescenta a gerente, Maria Carvalho.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8