page view

GNR apreende documentação de fraude ao IVA no valor de 195 milhões de euros

No âmbito da operação "MIDAS" foram realizadas sete buscas a escritórios em Portugal.

29 de fevereiro de 2024 às 17:40

A GNR apreendeu, em sete buscas a escritórios de Portugal, documentação alusiva a um esquema internacional de evasão ao IVA que rendeu 195 milhões de euros, anunciou esta quinta-feira em comunicado. Em Portugal, das sete buscas em escritórios resultou a apreensão de documentos em papel e suporte digital.

A operação "MIDAS", sob diretoria da Procuradoria Europeia, teve como propósito acabar com um esquema fraudulento que produz faturas falsas e simula negócios, evitando o pagamento das taxas de IVA aquando o comércio de telemóveis, equipamentos eletrónicos de pequenas porções e máscaras de proteção facial. Foram realizadas diligências em 17 países - Albânia, Áustria, Chipre, Croácia, República Checa, Estónia, Alemanha, Hungria, Itália, Malta, Holanda, Polónia, Portugal, Eslováquia, Eslovénia, Suécia e Reino Unido.

"Na operação foram empenhados 38 militares da UAF e dois militares da Repartição de Perícias Digitais Forenses da Direção de Investigação Criminal da GNR, contando ainda com a participação de elementos da EPPO e bem como de quatro elementos das Autoridades Policiais Alemãs", refere a GNR.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8