Nervoso, o senhor Francisco mal conseguiu soprar no balão. Enquanto o Benfica e o Sporting jogavam, anteontem à noite, ele bebia umas cervejas num café. Terminado o ‘derby’, a sua equipa, a ‘encarnada’, perdeu. E como um azar nunca vem só, quando voltava para casa foi apanhado em Massamá Norte, numa operação desencadeada pela GNR de Sintra. De boné vermelho e telemóvel na mão, Francisco lá se acalmou para o teste de alcoolemia. Resultado: 2, 10 g/l.
O objectivo da operação foi definido pelas 22h00, num briefing que teve lugar no posto da GNR de Mem Martins. A fiscalização automóvel, montada em vários pontos críticos da área de actuação da GNR de Sintra, visava detectar situações de condução ilegal, viaturas sem seguro ou com iluminação deficiente, álcool e ainda viaturas furtadas.
O dia escolhido foi o do jogo do Benfica Sporting, porque normalmente quando os ‘encarnados’ jogam “há sempre problemas”, explicou o Tenente Nogueira, comandante do destacamento, ao Correio da Manhã.
Mas o balanço da operação, que terminou já perto das 04h00, revelou-se positivo. “Correu tudo bem, os objectivos foram alcançados e a noite foi calma”, avaliou.
Durante a noite 36 militares da GNR montaram dispositivos de fiscalização em Mem Martins, Sintra, Colares, Casal de Cambra, Mira Sintra e Rio de Mouro. Os locais eram devidamente assinalados e, enquanto um militar dava ordens aos condutores para pararem a viatura, um outro carro-patrulha estava pronto a sair para dar resposta a situações de fuga, ou para acorrer a alguma ocorrência.
Apesar de a noite ter sido considerada calma “verifica-se que as pessoas estão pouco sensibilizadas para a questão do álcool” alertou o Tenente Nogueira. Durante a fiscalização aos condutores, as autoridades notaram ainda que o transporte das crianças não é feito de forma correcta. “ Não usam os cintos de segurança”, explicou.
A GNR mandou parar um indivíduo que seguia numa viatura Renault 19. O condutor não acatou a ordem e fugiu para parte incerta. Durante a noite foi ainda registada uma outra situação idêntica, mas desta vez os militares do destacamento da GNR de Sintra conseguiram interceptar a viatura.
Pelas 01h20, a GNR e os bombeiros são chamados à discoteca ‘Klass’. Chegados ao local, reparam que as suspeitas de ter sido lançado gás-pimenta, como dizia o telefonema, são falsas. O gerente, Luís Silva, garante que “a concorrência” faz alertas falsos para o prejudicar.
A GNR manda parar uma viatura de marca Volkswagen. O condutor, um ucraniano, além de acusar uma taxa de alcoolemia de 2, 30 g/l está ilegal no País. A viatura é apreendida e o ucraniano é notificado para comparecer no SEF.
Os militares são chamados a uma situação de ruído. Chegados ao local têm de deter dois indivíduos por injúrias às autoridades. Um deles, de 26 anos, teve uma saída precária da Prisão do Linhó, onde está a cunprir pena por roubo.
VIATURAS
Durante cinco horas, os militares fiscalizaram 387 viaturas, três delas foram apreendidas. Em duas situações houve tentativa de fuga, uma foi mesmo concretizada. A outra foi interceptada.
MULTAS
A operação resultou numa multa muito grave por álcool e em quatro detenções por condução sob efeito de álcool. A GNR passou ainda 57 autos de contra-ordenação, dois deles graves.
MEIOS
Na operação estiveram envolvidos 36 militares dos postos do destacamento da GNR de Sintra. A equipa do Pelotão de Intervenção Rápida estava disponível para prestar auxílio numa ocorrência mais grave. Numa viatura à civil circulavam os militares da Equipa de Investigação e Inquérito.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt
o que achou desta notícia?
concordam consigo
A redação do CM irá fazer uma avaliação e remover o comentário caso não respeite as Regras desta Comunidade.
O seu comentário contem palavras ou expressões que não cumprem as regras definidas para este espaço. Por favor reescreva o seu comentário.
O CM relembra a proibição de comentários de cariz obsceno, ofensivo, difamatório gerador de responsabilidade civil ou de comentários com conteúdo comercial.
O Correio da Manhã incentiva todos os Leitores a interagirem através de comentários às notícias publicadas no seu site, de uma maneira respeitadora com o cumprimento dos princípios legais e constitucionais. Assim são totalmente ilegítimos comentários de cariz ofensivo e indevidos/inadequados. Promovemos o pluralismo, a ética, a independência, a liberdade, a democracia, a coragem, a inquietude e a proximidade.
Ao comentar, o Leitor está a declarar que é o único e exclusivo titular dos direitos associados a esse conteúdo, e como tal é o único e exclusivo responsável por esses mesmos conteúdos, e que autoriza expressamente o Correio da Manhã a difundir o referido conteúdo, para todos e em quaisquer suportes ou formatos actualmente existentes ou que venham a existir.
O propósito da Política de Comentários do Correio da Manhã é apoiar o leitor, oferecendo uma plataforma de debate, seguindo as seguintes regras:
Recomendações:
- Os comentários não são uma carta. Não devem ser utilizadas cortesias nem agradecimentos;
Sanções:
- Se algum leitor não respeitar as regras referidas anteriormente (pontos 1 a 11), está automaticamente sujeito às seguintes sanções:
- O Correio da Manhã tem o direito de bloquear ou remover a conta de qualquer utilizador, ou qualquer comentário, a seu exclusivo critério, sempre que este viole, de algum modo, as regras previstas na presente Política de Comentários do Correio da Manhã, a Lei, a Constituição da República Portuguesa, ou que destabilize a comunidade;
- A existência de uma assinatura não justifica nem serve de fundamento para a quebra de alguma regra prevista na presente Política de Comentários do Correio da Manhã, da Lei ou da Constituição da República Portuguesa, seguindo a sanção referida no ponto anterior;
- O Correio da Manhã reserva-se na disponibilidade de monitorizar ou pré-visualizar os comentários antes de serem publicados.
Se surgir alguma dúvida não hesite a contactar-nos internetgeral@medialivre.pt ou para 210 494 000
O Correio da Manhã oferece nos seus artigos um espaço de comentário, que considera essencial para reflexão, debate e livre veiculação de opiniões e ideias e apela aos Leitores que sigam as regras básicas de uma convivência sã e de respeito pelos outros, promovendo um ambiente de respeito e fair-play.
Só após a atenta leitura das regras abaixo e posterior aceitação expressa será possível efectuar comentários às notícias publicados no Correio da Manhã.
A possibilidade de efetuar comentários neste espaço está limitada a Leitores registados e Leitores assinantes do Correio da Manhã Premium (“Leitor”).
Ao comentar, o Leitor está a declarar que é o único e exclusivo titular dos direitos associados a esse conteúdo, e como tal é o único e exclusivo responsável por esses mesmos conteúdos, e que autoriza o Correio da Manhã a difundir o referido conteúdo, para todos e em quaisquer suportes disponíveis.
O Leitor permanecerá o proprietário dos conteúdos que submeta ao Correio da Manhã e ao enviar tais conteúdos concede ao Correio da Manhã uma licença, gratuita, irrevogável, transmissível, exclusiva e perpétua para a utilização dos referidos conteúdos, em qualquer suporte ou formato atualmente existente no mercado ou que venha a surgir.
O Leitor obriga-se a garantir que os conteúdos que submete nos espaços de comentários do Correio da Manhã não são obscenos, ofensivos ou geradores de responsabilidade civil ou criminal e não violam o direito de propriedade intelectual de terceiros. O Leitor compromete-se, nomeadamente, a não utilizar os espaços de comentários do Correio da Manhã para: (i) fins comerciais, nomeadamente, difundindo mensagens publicitárias nos comentários ou em outros espaços, fora daqueles especificamente destinados à publicidade contratada nos termos adequados; (ii) difundir conteúdos de ódio, racismo, xenofobia ou discriminação ou que, de um modo geral, incentivem a violência ou a prática de atos ilícitos; (iii) difundir conteúdos que, de forma direta ou indireta, explícita ou implícita, tenham como objetivo, finalidade, resultado, consequência ou intenção, humilhar, denegrir ou atingir o bom-nome e reputação de terceiros.
O Leitor reconhece expressamente que é exclusivamente responsável pelo pagamento de quaisquer coimas, custas, encargos, multas, penalizações, indemnizações ou outros montantes que advenham da publicação dos seus comentários nos espaços de comentários do Correio da Manhã.
O Leitor reconhece que o Correio da Manhã não está obrigado a monitorizar, editar ou pré-visualizar os conteúdos ou comentários que são partilhados pelos Leitores nos seus espaços de comentário. No entanto, a redação do Correio da Manhã, reserva-se o direito de fazer uma pré-avaliação e não publicar comentários que não respeitem as presentes Regras.
Todos os comentários ou conteúdos que venham a ser partilhados pelo Leitor nos espaços de comentários do Correio da Manhã constituem a opinião exclusiva e única do seu autor, que só a este vincula e não refletem a opinião ou posição do Correio da Manhã ou de terceiros. O facto de um conteúdo ter sido difundido por um Leitor nos espaços de comentários do Correio da Manhã não pressupõe, de forma direta ou indireta, explícita ou implícita, que o Correio da Manhã teve qualquer conhecimento prévio do mesmo e muito menos que concorde, valide ou suporte o seu conteúdo.
ComportamentoO Correio da Manhã pode, em caso de violação das presentes Regras, suspender por tempo determinado, indeterminado ou mesmo proibir permanentemente a possibilidade de comentar, independentemente de ser assinante do Correio da Manhã Premium ou da sua classificação.
O Correio da Manhã reserva-se ao direito de apagar de imediato e sem qualquer aviso ou notificação prévia os comentários dos Leitores que não cumpram estas regras.
O Correio da Manhã ocultará de forma automática todos os comentários uma semana após a publicação dos mesmos.
Para usar esta funcionalidade deverá efetuar login.
Caso não esteja registado no site do Correio da Manhã, efetue o seu registo gratuito.
Escrever um comentário no CM é um convite ao respeito mútuo e à civilidade. Nunca censuramos posições políticas, mas somos inflexiveis com quaisquer agressões. Conheça as
Inicie sessão ou registe-se para comentar.