Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
6

Grupo contra hotel rural na Ria de Alvor

Cidadãos vão contestar projeto para a Quinta da Rocha.
Rui Pando Gomes e José Carlos Eusébio 24 de Abril de 2019 às 08:52
Ria de Alvor
Ria de Alvor
Ria de Alvor
Ria de Alvor
Ria de Alvor
Ria de Alvor
Ria de Alvor
Ria de Alvor
Ria de Alvor
O grupo de cidadãos criado para impedir o avanço de um empreendimento turístico para a zona de João D’Arens, em Portimão, vai contestar também o novo projeto turístico e agrícola que está previsto para a Quinta da Rocha, junto à Ria de Alvor.

A avaliação de impacte ambiental do empreendimento, tal como o CM já noticiou, está em consulta pública até ao dia 8 de maio.

O grupo considera que o projeto "constitui um aumento considerável de infraestruturas urbanísticas para uma zona húmida tão sensível, um sítio RAMSAR e Rede Natura 2000".

Segundo referiu ao CM Lucinda Caetano, que integra o grupo de cidadãos, o projeto "viola o Plano Diretor Municipal de Portimão", porque este obriga à realização de "um plano de salvaguarda ambiental" para a zona.

Os contestatários consideram que "a Quinta da Rocha é uma triste história de violações e desconsideração pelo meio ambiente", em que "por milagre se transformaram casebres a cair, arrumos para alfaias agrícolas, vacarias e outros edifícios sem qualquer aptidão para habitação, em prédios urbanos aptos para habitação".

PORMENORES 
Hotel e casas de campo
O promotor é a empresa Water View, que quer implementar um empreendimento em espaço rural constituído por um hotel com 12 quartos e nove unidades de casas de campo, com um total de 64 camas. A área bruta de construção é de 3238 m².

Fora de zonas húmidas
A propriedade ocupa cerca de 200 hectares, mas segundo o promotor "a área abrangida pelo projeto não inclui a totalidade da Quinta da Rocha, mas apenas os terrenos de cota mais elevada, que não integram zonas húmidas ou sapais".
Rocha Portimão Portimão Ria RAMSAR Alvor Lucinda Caetano Water View ambiente
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)