page view

Guarda abastece presos de droga

Arguido diz que entregou telemóveis e esteroides. Acusação acrescenta estupefacientes.

27 de setembro de 2013 às 01:00

Um guarda prisional confessou ontem, em tribunal, ter levado cápsulas de esteroides anabolizantes e telemóveis para um recluso do Estabelecimento Prisional de Coimbra. Pelos serviços acordou receber 380 euros. O funcionário responde agora por corrupção passiva e tráfico agravado.

O Ministério Público acusa-o ainda de ter introduzido na cadeia, onde trabalhava há mais de 20 anos, haxixe, heroína e cocaína. António, 54 anos, agora suspenso de funções, só disse ter feito uma entrega de telemóveis, em abril de 2012, pela qual recebeu 230 euros, e outra de "comprimidos para o ginásio", dois meses depois. Foi apanhado pela PJ do Centro antes de fazer a entrega de 405 cápsulas e já não recebeu os 150 euros que estavam acordados.

No Tribunal de Coimbra, justificou a atuação com "problemas financeiros" que enfrentava. No banco dos réus estão ainda três reclusos, a companheira de um deles e a mãe, acusados de corrupção ativa e tráfico agravado. As encomendas de droga eram feitas por um dos presos a traficantes. A namorada entregava depois os produtos ao guarda, a uma média de duas vezes por semana. Ao ser detido, à entrada da cadeia, tinha apenas cápsulas de esteroides entre as dobras das calças.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8