Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal

Primeira mulher infetada com coronavírus em Portugal

São já seis os casos confirmados no país.
Correio da Manhã 4 de Março de 2020 às 21:13
Coronavírus em Portugal
Coronavírus em Portugal FOTO: Getty Images
A Direção-Geral de Saúde (DGS) confirmou esta quarta-feira um novo caso de coronavírus em Portugal.

Trata-se de uma mulher, entre os 40 e os 49 anos, em Lisboa.

São já seis os casos confirmados do novo vírus no País e 117 casos suspeitos.

Entre as vítimas estão também dois homens, com idade compreendida entre os 30 e 39 anos, dois com idade compreendida entre os 40 e os 49 anos e apenas um com idade acima dos 60 anos. Os infetados do sexo masculino são do Porto (3), Lisboa (1) e Coimbra (1). 

A DGS informa ainda que são quatro casos importados, um de Espanha e três de Itália, e dois doentes com ligação a casos confirmados

De terça-feira para esta quarta-feira há mais 16 casos suspeitos, num total de 117 casos suspeitos desde janeiro deste ano.

No boletim divulgado pela DGS na terça-feira estavam contabilizados desde o início do ano 101 casos suspeitos.

A primeira mulher com Covid-19 tem entre 40 e 49 anos, diz também a DGS, segundo a qual há 81 contactos em vigilância pelas autoridades de saúde.

O Covid-19 é o nome atribuído pela Organização Mundial de Saúde à doença provocada pelo novo coronavírus, que surgiu em Wuhan, na China, no final do ano passado.

O surto de Covid-19, detetado em dezembro, na China, e que pode causar infeções respiratórias como pneumonia, provocou cerca de 3.200 mortos e infetou mais de 93 mil pessoas em 78 países.

Itália é o país mais afetado na Europa e o país anunciou hoje que todas as escolas e universidades encerram a partir de quinta-feira e até 15 de março como medida de precaução face à epidemia de Covid-19, que já provocou mais de 100 mortos no país.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) declarou o surto de Covid-19 como uma emergência de saúde pública internacional e aumentou o risco para "muito elevado".

coronavírus vírus epidemia saúde Direção-Geral de Saúde Portugal
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)