page view

Artigo exclusivo

Homem mata vizinho a tiro por desconfiar de emissões radioativas em Montemor-o-Velho

Homicida responsabilizava habitantes por emissões radioativas. Moradores dizem que são “fantasias da sua cabeça".

02 de agosto de 2021 às 01:30

1 / 2

crime, autoridades, meãs do campo
crime, autoridades, meãs do campo Ricardo Almeida
José Cascão
Logo Premium CM

Convencido de que os vizinhos na aldeia de Meãs do Campo, Montemor-o-Velho, eram responsáveis pela emissão de radioatividade, João dos Prazeres, de 55 anos, atacou-os com uma carabina. Matou José Cascão, 70 anos, com um tiro no peito e deixou José Ferreira, de 64, gravemente ferido, tendo de amputar um dos braços.

Os crimes ocorreram a 15 de maio. João dos Prazeres, que tinha problemas renais e fazia hemodiálise em casa, já tinha manifestado essa revolta relativamente à radioatividade junto de algumas pessoas. Depois de ter sido detido pela Polícia Judiciária do Centro e perante o juiz voltou a insistir na ideia: admitiu os factos e disse que os praticou por acreditar que os vizinhos eram os culpados pelas emissões de radiação que o faziam sentir-se mal.

“Eu nem sei o que isso é. São fantasias da cabeça dele”, reage Donzília Duarte, 57 anos, que viu o marido ser atingido a tiro, quando estava no pátio da casa onde moram. “Ficou sem um braço e agora não é capaz de trabalhar”, lamenta.

No dia do crime, o casal estava em casa a lanchar. Ouviram um barulho e José Ferreira foi ao exterior. “Tinha sido ele que disparou para o chão do nosso pátio”, recorda a mulher. O casal está convencido de que este disparo terá sido feito com o objetivo de os atrair para fora de casa. “Quando saí ele estava na varanda com a arma encostada à perna. Ao ver-me, levantou-a e vi logo que me ia acertar. Corri, mas ainda me apanhou o braço”, descreve a vítima, que não tem dúvidas sobre a sua intenção: “Queria matar-me.”

PORMENORES

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8