page view

Horas de buscas por falsos desaparecidos

Barco estaria a naufragar a uma milha da costa.

12 de janeiro de 2016 às 04:04

O pedido de socorro da embarcação ‘Odivelas’, desconhecido das autoridades, chegou, por volta das 06h00 de ontem, à marina da Afurada, na foz do rio Douro. Referia que o barco de recreio, com 52 pés (18 metros), estava a naufragar a cerca de uma milha da costa com três pessoas a bordo - que iriam saltar para uma balsa de salvamento. Os meios de socorro foram ativados de imediato. Elementos da estação Salva-Vidas de Leixões e da Polícia Marítima do Douro e Leixões fizeram buscas por mar e terra, até ao meio-dia, com ajuda de um helicóptero da Força Aérea. Em seis horas, não foi encontrado qualquer vestígio.

No entanto, destroços do barco de pesca ‘Vera Lúcia’ deram à costa, junto à praia do Homem do Leme, no Porto. "Vinha tomar café, por volta das 10h00, e vi uma embarcação junto às rochas. Um minuto depois, olhei outra vez e o barco tinha sido engolido pelas ondas", contou ao CM Fernando Vieira, morador na Foz. Este achado levou as autoridades a associar as duas ocorrências supondo que os pedaços fossem da embarcação de recreio (que seria um iate) - o que não se veio a verificar.

"As buscas por mar e ar foram suspensas por não termos encontrado qualquer indício nem de náufragos, nem de barco. Os serviços de informação da Polícia Marítima não tinham qualquer referência ao nome da embarcação ‘Odivelas’", indicou ontem ao CM o comandante Teixeira Pereira, da Capitania do Porto do Douro. Entretanto, as buscas das autoridades prosseguiram por terra, até ao final do dia de ontem, entre a Foz do Douro e o porto de Leixões.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8