page view

Incêndio em Cantanhede corta A14

Mais de 300 bombeiros combatem as chamas. Ativado Plano de Emergência Municipal em Coimbra.

11 de agosto de 2017 às 19:00

Mais de 300 operacionais estão a combater dois incêndios no concelho de Cantanhede, um dos quais se estendeu ao concelho de Coimbra provocando o corte da autoestrada A14 e da Estrada Nacional (EN) 111 que ligam à Figueira da Foz.

De acordo com a página da Internet da Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC), o incêndio que começou às 14h50 de hoje na localidade de Portunhos tem uma frente ativa em povoamento florestal e estava a ser combatido às 20h50 por 227 operacionais e 61 veículos, apoiados por três meios aéreos.

De acordo com a mesma informação, este incêndio provocou o corte da autoestrada A14 Coimbra-Figueira da Foz, entre os nós da estrada nacional 335 (Arazede/Cantanhede) e o nó da estrada 234-1, em Ançã.

Fonte dos bombeiros disse que este incêndio que deflagrou em Portunhos atravessou a A14 e entrou no concelho de Coimbra, onde lavra perto de povoações, no limite leste daquele município, que faz fronteira com o concelho de Montemor-o-Velho.

Fonte da GNR de Coimbra informou, por seu turno, que para além da A14 foi cortada a EN 111 entre a zona da Geria e o limite leste do concelho, perto da localidade de Lamarosa, na fronteira com o concelho de Montemor-o-Velho.

Já o presidente da Câmara de Montemor-o-Velho, Emílio Torrão, disse à Lusa que o incêndio que ameaça aquela área eclodiu em Cantanhede e as chamas estão a "ameaçar casas" nos limites do seu concelho, na zona da povoação de Casal das Figueiras (Coimbra).

A autarquia tem máquinas no local e está a fazer "um esforço de contenção, abrindo aceiros", indicou o autarca.

O outro incêndio que preocupa os bombeiros em Cantanhede eclodiu às 13h50 em Venda Nova do Bolho, freguesia de Sepins e está a ser combatido por 107 operacionais, 32 viaturas e um meio aéreo.

A página da ANPC indica que este incêndio é uma reativação e tem duas frentes ativas em povoamento florestal.

Ativado Plano de Emergência Municipal em Coimbra

As chamas "podem atingir habitações" na povoação de Casal do Bom Despacho, na freguesia de Lamarosa, disse à agência Lusa o autarca.

"Estão mobilizados todos os meios disponíveis", acrescentou Manuel Machado, sublinhando que são necessários "todos os cuidados".

O fogo que está a atingir aquela zona do concelho, na área limite com os municípios de Cantanhede e de Montemor-o-Velho, teve origem hoje, pelas 14h50, em povoamento florestal, na área de Portunhos, no município de Cantanhede.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8