Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
6

Incidentes da Belavista chegam ao MAI

A Câmara Municipal de Setúbal vai reunir amanhã, segunda-feira, com o Ministério da Administração Interna para avançar com as investigações sobre a perseguição policial no Bairro da Belavista.
17 de Março de 2013 às 15:08

A presidente da Câmara de Setúbal, Maria das Dores Meira, reúne-se segunda-feira com o Ministro da Administração Interna para debater os incidentes na Bela Vista, depois da morte de um jovem após perseguição policial.

Em comunicado, a Câmara Municipal garante que já está marcado um encontro no Ministério da Administração Interna ao meio-dia e exige "celeridade nas investigações" às circunstâncias em que ocorreu a morte do jovem, na zona das Manteigadas, que terá estado na origem dos desacatos e atos de vandalismo no bairro da Bela Vista.

No mesmo comunicado, a Câmara de Setúbal também repudia todos os atos de vandalismo e destruição de equipamentos urbanos registada no sábado e necessidade do rápido apuramento das responsabilidades por estas ações.

A autarquia garante, no entanto, que, a exemplo do que tem feito nos últimos anos, vai manter "total empenhamento na constante melhoria das condições em que se vive nos vários bairros sociais de Setúbal".

Os incidentes começaram ao final da tarde de sábado, após a morte de um jovem que se despistou com o motociclo em que seguia quando tentava escapar a uma perseguição policial, por ter passado sinal vermelho e por circular sem capacete, na zona das Manteigadas.

A PSP admite que foram efetuados dois disparos de intimidação com balas de borracha, mas que não terão atingido o jovem.

Pouco depois do acidente começou a circular a informação de que o jovem teria sido baleado pela PSP, com um tiro na cabeça, o que terá estado na origem da revolta de alguns grupos de jovens da Bela Vista.

Foram apedrejadas e vandalizadas diversas viaturas e um autocarro, derrubados e incendiados diversos caixotes do lixo, que bloquearam o acesso a algumas ruas.

Apesar dos incidentes, a PSP identificou apenas cinco jovens, não tendo sido efetuada nenhuma detenção.

Câmara Municipal de Setúbal Ministério da Administração Interna Belavista incidentes
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)