page view

Indemnização a vítimas de fogos deve ser paga “de imediato”

Associação diz que há quem não consiga pagar despesas básicas.

03 de dezembro de 2017 às 09:45
A carregar o vídeo ...

Almoço solidário reúne apoios para vítimas de fogos

As indemnizações aos familiares das 45 vítimas mortais dos incêndios florestais de outubro devem ser pagas "de imediato", defende Luís Lagos, presidente da Associação das Vítimas do Maior Incêndio de Sempre em Portugal, referindo haver pessoas que não estão a conseguir suportar despesas básicas. "Se o valor mínimo de 70 mil euros está definido, então é pagar já", afirma.

A carregar o vídeo ...

Seis vítimas dos fogos correm risco de vida

A urgência justifica-se pela situação no terreno, onde se tem deparado com casos de "grande angústia financeira", a somar a "uma enorme dor emocional pela perda de familiares".

É o caso de um jovem de Oliveira do Hospital que perdeu os pais no fogo: "Tinha a vida organizada à volta de um núcleo familiar que desapareceu. Fizeram compras a pensar no rendimento conjunto que deixou de existir e não conseguem agora fazer face às despesas".

Almoço solidário  reverte para as vítimas dos fogos 

Os incêndios de 15 de outubro mataram cinco pessoas, no concelho de Santa Comba Dão. Só na freguesia de Treixedo e Nagozela 66 casas arderam, 17 de primeira habitação. No sentido de angariar fundos para recuperar estas casas, a associação Unidos por Treixedo e Nagozela (UTN) promoveu ontem um almoço solidário que contou com a participação de 330 pessoas oriundas de vários pontos do País. À mesa estiveram também vítimas dos fogos que aplaudiram a iniciativa.

PORMENORES

Admite ação contra Estado

A associação admite mover uma ação contra o Estado se não forem corrigidas situações relacionadas com os apoios que considera discriminatórios relativamente a Pedrógão Grande.

Relatório urgente

Luís Lagos considera que o relatório das circunstâncias deve começar o mais breve possível, por se tratar de um processo doloroso para as vítimas.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8