Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal

Relatório conclui que SIRESP falhou nos incêndios de 2017

Problemas de comunicação foram um dos motivos para as consequências dramáticas dos fogos.
Magali Pinto 19 de Junho de 2019 às 21:07
A carregar o vídeo ...
Relatório conclui que SIRESP falhou nos incêndios de 2017

No Investigação CM desta quarta-feira são recordadas as falhas graves de 2017 da rede SIRESP, particularmente no colapso dos fogos de outubro, na zona centro.

O relatório dos incêndios não deixa dúvidas: os problemas de comunicações foram um dos motivos para as consequências dramáticas dos fogos.

Do pouco que é percetível nestas comunicações, uma coisa é certa – o SIRESP voltava a falhar nos incêndios de outubro. As casas estavam tomadas pelas chamas. Os bombeiros não conseguiam comunicar e o desespero era evidente.

Estas comunicações de 15 de outubro de 2017 mostram as dificuldades e as falhas num sistema fundamental que permite a comunicação entre Bombeiros. Neste fogo morreram mais de 50 pessoas. Quatro meses antes tinham morrido 66 pessoas em Pedrógão Grande.

Os bombeiros pediam meios e rapidez. Do outro lado nem meios, nem rapidez, nem esperança.

O relatório da equipa do investigador Xavier Viegas sobre este incêndio defende que é urgente a melhoria e adaptação a mega catástrofes ou multicatástrofes.

Para os responsáveis deste relatório, o fogo de 15 de outubro não foi um mero acaso, mas a consequência de um sistema de comunicações incapacitado para responder a grandes cenários.

A 17 de junho, Pedrogão Grande, Figueiró dos Vinhos, Serra da Lousã, Malhadas e Pampilhosa da Serra estiveram dezenas de horas com graves falhas de rede, com cortes prolongados no funcionamento normal do SIRESP.

Durante os fogos, as estações base funcionaram em modo local, o que restringiu as comunicações sendo que as falhas se deveram à destruição das ligações por fibra óptica.

Mesmo depois de as comunicações terem sido restabelecidas houve situações em que não foi possível dar vazão às chamadas em espera.

Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)