page view

Iogurtes e queijo fresco contaminados

O Ministério da Saúde espanhol ordenou a retirada total do mercado de queijos frescos com frutas e iogurtes fabricados pela Lactalis Nestlé Produits Frais.

06 de agosto de 2007 às 00:00

Estes produtos contêm um nível demasiado elevado de toxinas, acima do permitido pela União Europeia. As zonas de Madrid, Aragão, País Basco e Galiza terão sido o destino de várias marcas supostamente contaminadas. Apesar da recolha, o Ministério não desaconselha o consumo destes produtos.

Através de um comunicado, os responsáveis espanhóis explicam que foram informados na sexta-feira pelos serviços de alerta europeus, da Autoridade Europeia para a Segurança Alimentar, para a possibilidade de estarem a ser distribuídos produtos lácteos com um aditivo alimentar contaminado. No mesmo dia, as autoridades deram início à retirada dos produtos do mercado. “Este sábado a retirada estará praticamente concluída”, pode ler-se no documento.

Segundo a imprensa espanhola, fonte da empresa garantiu não existirem riscos para a saúde humana. As autoridades francesas, responsáveis pela difusão do alerta emitido por Bruxelas, asseguram que as concentrações dos elementos contaminantes – dioxinas e pentaclorofenol (um fungicida) – não representam um risco para a saúde pública.

O referido comunicado do Ministério da Saúde espanhol tranquiliza a população, dizendo que seria necessária a ingestão de quantidades massivas destas substâncias ou o consumo prolongado de produtos com concentrações tóxicas tão elevadas para provocar danos na saúde das pessoas.

Ainda de acordo com a mesma fonte, as embalagens retiradas do mercado, durante o fim-de-semana, serão agora analisadas por um laboratório independente.

Embora não tenha revelado a quantidade de embalagens contaminadas, a empresa clarificou que terá sido um número bastante reduzido, pois trata-se de um produto muito específico.

O Correio da Manhã contactou a Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE), entidade responsável pela fiscalização destes produtos, que referiu não ter conhecimento de qualquer alerta para Portugal a propósito desta situação.

PASTA DE DENTES

Em Julho, o Infarmed e a ASAE retiraram do mercado cerca de 70 mil de tubos de pasta de dentes, fabricados na China e na África do Sul, suspeitos de estar contaminados por uma substância tóxica. As marcas em causa foram a Colgate e Aquafresh.

LACTICÍNIOS

Em Março, a ASAE apreendeu cerca de 1500 quilos de queijos e 40 quilos de gelados no valor de 12 mil euros, na sequência de uma acção de fiscalização ao sector dos lacticínios. Nesta acção foram inspeccionados 87 operadores. Quatro estabelecimentos viram a sua actividade suspensa.

ATUM, QUEIJO E CARNE

A ASAE apreendeu em Fevereiro, na região de Lisboa e Vale do Tejo, produtos alimentares num valor de cerca de 50 mil euros. Os produtos apreendidos foram mais de oito toneladas de atum, cinco toneladas de queijo e cerca de cem quilos de carne estragada. O destino destes produtos foi a destruição.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8