page view

Ir a Santiago por Braga vai ser “incontornável” com novo percurso

Caminho será alvo de candidatura luso-espanhola a fundos europeus.

21 de dezembro de 2018 às 09:35

O caminho jacobeu que liga Braga a Santiago de Compostela pela Geira Romana está praticamente definido. O traçado deverá ser alvo de uma candidatura luso-espanhola a fundos da União Europeia para financiar o projeto de valorização de mais um caminho oficial para os peregrinos.

"Este itinerário é uma mais- -valia como caminho de Santiago, mas também porque a Geira é uma das mais importantes e bem preservadas estradas romanas do Mundo, pelo que a sua valorização é uma grande oportunidade para a História e para os itinerários jacobeus", defende o historiador e arqueólogo Joel Cleto.

"É uma questão de, em muito poucos anos, termos esta via muito concorrida pelos peregrinos de Santiago. É incontornável que vai crescer exponencialmente em número de peregrinos", defendeu, na conferência ‘O Caminho de Santiago pelo Gerês – A Geira Romana’, que decorreu na Póvoa de Varzim.

Quanto ao traçado a propor às entidades que oficializam os Caminhos de Santiago, Joel Cleto afirmou que este "é um tema quente e muito em debate entre apaixonados pelos caminhos, nomeadamente do lado espanhol".

A ideia de um traçado em direção a Ourense deve-se ao facto de a tradição referir que foi o percorrido pela rainha Santa Isabel. No entanto, o historiador sublinhou que, depois da Portela do Homem e descendo a serra do Xurês, "há caminhos mais rápidos para chegar a Santiago de Compostela do que passar por Ourense, embora muitos peregrinos não abdicariam de ir a Ourense porque era um grande centro religioso e urbano".

O historiador admite que, depois de descer a serra do Xurês, possam existir duas ou três variantes.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8