page view

Julgada por reclamar

"Como é que eu sou condenada por um exercício de cidadania?” A questão é colocada por Rosa Reis, médica de 53 anos, que a 19 de Julho de 2005 resolveu pedir o livro de reclamações do restaurante Mocho Sentado, em Matosinhos. A proprietária moveu-lhe uma queixa-crime e foi considerada culpada de “pôr em causa o prestígio, crédito e confiança” do estabelecimento.

15 de janeiro de 2008 às 00:00

Rosa Reis e mais 30 pessoas escolheram a casa matosinhense para um jantar de despedida aos estagiários do Centro de Saúde de Leça da Palmeira. “O restaurante diz que, por cinco euros, come-se a picanha que o cliente desejar, mas só nos serviram rabada e em quantidades insuficientes”, contou ao CM.

O rastilho seria incendiado pouco depois. “Dirigi-me às sobremesas e um empregado, de forma brusca, disse-me que não podia mexer e que, se o quisesse fazer, teria de pagar mais. Aí exigi o livro”, sublinha.

Vários funcionários do Mocho Sentado tentaram dissuadir, durante uma hora e meia, Rosa Reis e colegas dessa intenção, até que lhe foi dito que só poderiam ter o livro de reclamações na presença da PSP.

É neste período temporal que se baseia a queixa-crime movida pela proprietária do restaurante, segundo a qual, a médica disse, “em tom exaltado e de modo audível, que a comida não prestara e que nunca tinha sido tão mal servida”.

A sentença do Tribunal de Matosinhos, confirmada pela Relação do Porto, condena Rosa Reis a uma indemnização de 300 euros e mais 15 euros por dia para remir pena de 75 dias de prisão. A relações públicas do restaurante nada disse ao CM, visto que a decisão judicial está tomada.

Passados dois anos e meio, a reclamação da médica continua em stand-by na Câmara de Matosinhos, que justificou o facto com dificuldades para notificar Rosa Reis. “É ridículo. Já fui pessoalmente à Câmara várias vezes por causa da queixa e disseram-me que não havia desenvolvimentos”, responde a médica de 53 anos.

PROTESTO SAIU MUITO CARO

Rosa Reis foi condenada pela Relação do Porto por ter posto em causa o “prestígio, crédito e confiança” do restaurante Mocho Sentado, em Matosinhos, ao queixar-se da má qualidade da comida e do serviço.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8