page view

Legionella fecha esquadra da PSP no Metro do Marquês de Pombal

Bactéria foi detetada no final de dezembro num balneário feminino. Direção Nacional garante manutenção da operacionalidade.

13 de janeiro de 2026 às 15:59

A deteção de 'Legionella' nas instalações da esquadra da PSP da estação do Marquês de Pombal levou ao encerramento preventivo das mesmas e ao fecho do atendimento ao público.

De acordo com a PSP, "a 1.ª Esquadra – Metro do Comando Metropolitano de Lisboa (COMETLIS) da PSP foi informada, no dia 29 de dezembro de 2025, da deteção de Legionella na torneira de mistura do balneário feminino". "O espaço foi encerrado imediatamente e a situação comunicada ao Metropolitano de Lisboa (ML), que subsequentemente informou a autoridade de saúde competente", adianta a Direção Nacional. 

"No dia 12 de janeiro de 2026, o Metropolitano transmitiu que os resultados laboratoriais finais só deverão estar concluídos dentro de aproximadamente 45 dias e recomendou o encerramento preventivo de todas as instalações sanitárias da Esquadra. Tendo em conta o risco sanitário e as orientações legais em vigor, a PSP vai proceder ao encerramento preventivo das instalações sanitárias (com inutilização total), do atendimento ao público na 1.ª Esquadra – Metro, bem como de receção e tratamento de suspeitos detidos", acrescenta esta força de segurança em comunicado.

"Para garantir a continuidade da atividade operacional da 1.ª Esquadra da Divisão de Segurança a Transportes Públicos de Lisboa dar-se-á lugar à implementação de soluções alternativas que permitam assegurar a continuidade do serviço policial, incluindo a disponibilização de balneários alternativos pelo Metropolitano de Lisboa e a reafetação funcional de pessoal a instalações seguras", refere a PSP.

"As medidas adotadas são consideradas adequadas, necessárias e proporcionais, tendo como objetivo primordial a salvaguarda da saúde do efetivo policial e dos cidadãos, sem prejuízo da manutenção da capacidade operacional da PSP na área metropolitana de Lisboa e, em particular, na rede do Metropolitano de Lisboa", garante a PSP.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8