Fátima Cristina Viegas Santos, de 25 anos, natural e residente na Fuseta, concelho de Olhão, queixava-se a colegas e amigos de ter umas gordurinhas a mais. Longe de ser obesa, queria ficar mais elegante. A 12 de Janeiro dirigiu-se a um consultório médico privado em Faro para uma lipoaspiração na zona da cintura. Após a cirurgia queixou-se a familiares de vómitos, tonturas e dores, mas o médico que a operou só lhe receitou antibióticos, analgésicos e anti-inflamatórios. Morreu na madrugada de 14 para 15, na residência que partilhava, desde há cerca de quatro meses, com o seu companheiro.
A autópsia apurou que foi vítima de tromboembolismo pulmonar (obstrução de uma artéria), sendo ainda detectadas queimaduras de segundo grau na zona da cintura e abdómen.
“Foi uma notícia que nos apanhou de surpresa e chocou, pois só soubemos da cirurgia plástica após a sua morte”, disse ao CM Ana Graça, colega da Fátima Santos no Centro Comunitário do Núcleo da Fuseta da Cruz Vermelha Portuguesa.
“Disseram-nos que a lipoaspiração matou a Fatinha”, explica Ana Graça, que tem dificuldade em aceitar “a desgraça” da colega que dava aulas no Centro Comunitário. “Era órfã de pai e mãe, que perdeu nos quatro últimos anos, mas uma pessoa excepcional, sempre sorridente.”
Francisca Ferreira, directora do Centro Comunitário, recebeu a notícia da morte da jovem “com grande consternação”. “Tinha-se licenciado, há um ano, em Línguas e estava a tirar um estágio profissional na nossa instituição”, explicou Francisca Ferreira, que tem procurado “atenuar o trauma que os colegas sofreram”.
O companheiro e familiares mais directos de Fátima Santos, ainda em estado de choque, não prestam declarações. Por seu lado, o médico responsável pela ‘clínica de estética’ – a que os serviços de Saúde chamam consultório médico privado –, nefrologista do Hospital Central de Faro, não se mostrou disponível para comentar o caso que está a ser investigado pelas autoridades.
MINISTÉRIO DA SAÚDE INVESTIGA
Fonte do Ministério da Saúde confirmou ontem ao CM que a família de Fátima denunciou o caso à Inspecção-Geral das Actividades em Saúde (IGAS) e ao gabinete do ministro da tutela. “A inspecção-geral já ouviu quem tinha de ouvir e já visitou a clínica.” De acordo com a mesma fonte, o processo de averiguações estará concluído “durante o mês de Março”. Os resultados serão comunicados às entidades competentes, caso se apurem indícios de ilícito criminal (Ministério Público), fiscal (Direcção-Geral de Impostos), laboral (Autoridade para as Condições do Trabalho) ou disciplinar (Ordem dos Médicos). A IGAS poderá requerer à tutela o encerramento do espaço. Está já a correr um processo no MP, resultante da queixa da família.
A IGAS, que apenas desde Agosto tem poder para intervir no sector privado, está atenta à proliferação da cirurgia estética no País. “Este ano vai ser dada visibilidade ao problema”, é a garantia.
ORDEM AINDA NÃO RECEBEU QUEIXA
Martins dos Santos, responsável da Ordem dos Médicos (OM) na região algarvia, disse ao CM que “até ao momento não chegou qualquer informação à OM”. O médico adiantou que, “se isso acontecer, iremos actuar”. Martins dos Santos, cirurgião de profissão – sem querer falar neste caso específico, “por desconhecer detalhes” –, explicou que estas operações de cirurgia plástica “têm de ser alvo de várias precauções”, referindo, por exemplo, determinadas injecções que se devem prescrever. O responsável da OM no Algarve adiantou que o médico responsável pela lipoaspiração fatal está inscrito na Ordem dos Médicos como nefrologista, exercendo a profissão há mais de 20 anos. “Não tem dedicação exclusiva ao Serviço Nacional de Saúde, podendo exercer medicina privada”, disse.
40 é o número de inspectores da Inspecção-Geral de Saúde. A Sociedade Portuguesa de Cirurgia Plástica Reconstrutiva e Estética alertou para a existência de clínicas não habilitadas para realizar cirurgias plásticas.
2007 foi em Agosto desse ano que a fiscalização estendeu a sua actividade junto das clínicas de estética privadas.
LIPOASPIRAÇÃO
É a cirurgia estética mais procurada. Consiste numa pequena incisão na área pretendida (barriga, abdómen ou ancas), colocando-se um tubo que aspira a gordura debaixo da pele.
NEFROLOGIA
O médico que realizou a lipoaspiração é nefrologista (especialidade médica que trata do diagnóstico e tratamento clínico das doenças do sistema urinário).
CLÍNICA DE ESTÉTICA
A Inspecção-Geral de Saúde diz que a alegada clínica está classificada como consultório médico privado.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt
o que achou desta notícia?
concordam consigo
A redação do CM irá fazer uma avaliação e remover o comentário caso não respeite as Regras desta Comunidade.
O seu comentário contem palavras ou expressões que não cumprem as regras definidas para este espaço. Por favor reescreva o seu comentário.
O CM relembra a proibição de comentários de cariz obsceno, ofensivo, difamatório gerador de responsabilidade civil ou de comentários com conteúdo comercial.
O Correio da Manhã incentiva todos os Leitores a interagirem através de comentários às notícias publicadas no seu site, de uma maneira respeitadora com o cumprimento dos princípios legais e constitucionais. Assim são totalmente ilegítimos comentários de cariz ofensivo e indevidos/inadequados. Promovemos o pluralismo, a ética, a independência, a liberdade, a democracia, a coragem, a inquietude e a proximidade.
Ao comentar, o Leitor está a declarar que é o único e exclusivo titular dos direitos associados a esse conteúdo, e como tal é o único e exclusivo responsável por esses mesmos conteúdos, e que autoriza expressamente o Correio da Manhã a difundir o referido conteúdo, para todos e em quaisquer suportes ou formatos actualmente existentes ou que venham a existir.
O propósito da Política de Comentários do Correio da Manhã é apoiar o leitor, oferecendo uma plataforma de debate, seguindo as seguintes regras:
Recomendações:
- Os comentários não são uma carta. Não devem ser utilizadas cortesias nem agradecimentos;
Sanções:
- Se algum leitor não respeitar as regras referidas anteriormente (pontos 1 a 11), está automaticamente sujeito às seguintes sanções:
- O Correio da Manhã tem o direito de bloquear ou remover a conta de qualquer utilizador, ou qualquer comentário, a seu exclusivo critério, sempre que este viole, de algum modo, as regras previstas na presente Política de Comentários do Correio da Manhã, a Lei, a Constituição da República Portuguesa, ou que destabilize a comunidade;
- A existência de uma assinatura não justifica nem serve de fundamento para a quebra de alguma regra prevista na presente Política de Comentários do Correio da Manhã, da Lei ou da Constituição da República Portuguesa, seguindo a sanção referida no ponto anterior;
- O Correio da Manhã reserva-se na disponibilidade de monitorizar ou pré-visualizar os comentários antes de serem publicados.
Se surgir alguma dúvida não hesite a contactar-nos internetgeral@medialivre.pt ou para 210 494 000
O Correio da Manhã oferece nos seus artigos um espaço de comentário, que considera essencial para reflexão, debate e livre veiculação de opiniões e ideias e apela aos Leitores que sigam as regras básicas de uma convivência sã e de respeito pelos outros, promovendo um ambiente de respeito e fair-play.
Só após a atenta leitura das regras abaixo e posterior aceitação expressa será possível efectuar comentários às notícias publicados no Correio da Manhã.
A possibilidade de efetuar comentários neste espaço está limitada a Leitores registados e Leitores assinantes do Correio da Manhã Premium (“Leitor”).
Ao comentar, o Leitor está a declarar que é o único e exclusivo titular dos direitos associados a esse conteúdo, e como tal é o único e exclusivo responsável por esses mesmos conteúdos, e que autoriza o Correio da Manhã a difundir o referido conteúdo, para todos e em quaisquer suportes disponíveis.
O Leitor permanecerá o proprietário dos conteúdos que submeta ao Correio da Manhã e ao enviar tais conteúdos concede ao Correio da Manhã uma licença, gratuita, irrevogável, transmissível, exclusiva e perpétua para a utilização dos referidos conteúdos, em qualquer suporte ou formato atualmente existente no mercado ou que venha a surgir.
O Leitor obriga-se a garantir que os conteúdos que submete nos espaços de comentários do Correio da Manhã não são obscenos, ofensivos ou geradores de responsabilidade civil ou criminal e não violam o direito de propriedade intelectual de terceiros. O Leitor compromete-se, nomeadamente, a não utilizar os espaços de comentários do Correio da Manhã para: (i) fins comerciais, nomeadamente, difundindo mensagens publicitárias nos comentários ou em outros espaços, fora daqueles especificamente destinados à publicidade contratada nos termos adequados; (ii) difundir conteúdos de ódio, racismo, xenofobia ou discriminação ou que, de um modo geral, incentivem a violência ou a prática de atos ilícitos; (iii) difundir conteúdos que, de forma direta ou indireta, explícita ou implícita, tenham como objetivo, finalidade, resultado, consequência ou intenção, humilhar, denegrir ou atingir o bom-nome e reputação de terceiros.
O Leitor reconhece expressamente que é exclusivamente responsável pelo pagamento de quaisquer coimas, custas, encargos, multas, penalizações, indemnizações ou outros montantes que advenham da publicação dos seus comentários nos espaços de comentários do Correio da Manhã.
O Leitor reconhece que o Correio da Manhã não está obrigado a monitorizar, editar ou pré-visualizar os conteúdos ou comentários que são partilhados pelos Leitores nos seus espaços de comentário. No entanto, a redação do Correio da Manhã, reserva-se o direito de fazer uma pré-avaliação e não publicar comentários que não respeitem as presentes Regras.
Todos os comentários ou conteúdos que venham a ser partilhados pelo Leitor nos espaços de comentários do Correio da Manhã constituem a opinião exclusiva e única do seu autor, que só a este vincula e não refletem a opinião ou posição do Correio da Manhã ou de terceiros. O facto de um conteúdo ter sido difundido por um Leitor nos espaços de comentários do Correio da Manhã não pressupõe, de forma direta ou indireta, explícita ou implícita, que o Correio da Manhã teve qualquer conhecimento prévio do mesmo e muito menos que concorde, valide ou suporte o seu conteúdo.
ComportamentoO Correio da Manhã pode, em caso de violação das presentes Regras, suspender por tempo determinado, indeterminado ou mesmo proibir permanentemente a possibilidade de comentar, independentemente de ser assinante do Correio da Manhã Premium ou da sua classificação.
O Correio da Manhã reserva-se ao direito de apagar de imediato e sem qualquer aviso ou notificação prévia os comentários dos Leitores que não cumpram estas regras.
O Correio da Manhã ocultará de forma automática todos os comentários uma semana após a publicação dos mesmos.
Para usar esta funcionalidade deverá efetuar login.
Caso não esteja registado no site do Correio da Manhã, efetue o seu registo gratuito.
Escrever um comentário no CM é um convite ao respeito mútuo e à civilidade. Nunca censuramos posições políticas, mas somos inflexiveis com quaisquer agressões. Conheça as
Inicie sessão ou registe-se para comentar.