page view

Mais de 300 quilos de pescada branca subdimensionada apreendidos na Nazaré

Apreensão ocorreu devido aos aos peixes estarem "abaixo da medida" e, consequentemente, não poderem ser comercializados.

09 de agosto de 2025 às 11:54

A Unidade de Controlo Costeiro e de Fronteiras da GNR apreendeu, na quinta-feira, 315 quilos de pescada branca abaixo da medida permitida, no concelho da Nazaré, distrito de Leiria, revelou este sábado aquela força.

"No âmbito de uma ação de fiscalização com o objetivo de controlar a comercialização, transporte e armazenamento de pescado fresco, os militares da Guarda detetaram um indivíduo a transportar a pescada sem as medidas regulamentares de venda, culminando na sua apreensão", indicou a mesma fonte, numa nota enviada este sábado à agência Lusa.

A apreensão desta quantidade de pescada ocorreu no porto de abrigo da Nazaré, devido aos peixes estarem "abaixo da medida" e, consequentemente, não poderem ser comercializados, esclareceu à Lusa o comandante do Destacamento de Controlo Costeiro da Figueira da Foz, capitão Cristiano Simões.

A ação policial permitiu identificar um homem de 48 anos, tendo sido elaborado um auto de contraordenação, cuja coima pode atingir um valor de 37.500 euros, para ser remetido à Direção-Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos.

Na nota, a GNR afirma que o pescado, apreendido através do Posto de Controlo Costeiro da Nazaré, será submetido ao controlo higiossanitário e, posteriormente, "entregue a várias instituições de solidariedade social".

"Uma medida de gestão sustentável do pescado é o respeito das medidas mínimas de captura, cujo objetivo é melhorar a rentabilidade potencial do recurso", alertou a Unidade de Controlo Costeiro e de Fronteiras.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8