page view

Marcelo Rebelo de Sousa foi acompanhar fogo de Sintra no local

Presidente da República está reunido com Basílio Horta, presidente da autarquia.

07 de outubro de 2018 às 02:08

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, deslocou-se à Câmara de Sintra, onde esteve a acompanhar a evolução do incêndio que deflagrou na zona da Peninha, numa zona de mato na serra.

Marcelo Rebelo de Sousa chegou aos Paços do Concelho por volta das 00h45 para acompanhar, juntamente com o presidente da autarquia, Basílio Horta, a evolução do incêndio que lavra desde sábado à noite na zona da Peninha, em pleno Parque Natural Sintra-Cascais.

O chefe de Estado deixou a câmara cerca de meia-hora depois e mantem-se em contacto com o presidente da Câmara de Cascais, Carlos Carreiras (PSD), uma vez que as chamas evoluíram para a zona da Biscaia.

Uma fonte oficial da Câmara de Cascais confirmou à Lusa que, perante a evolução do incêndio, estava a ser avaliada a evacuação por precaução de habitações na zona de Figueira do Guincho.

"Já saiu de Sintra e entrou em Cascais e só volta se o vento mudar. O presidente Carlos Carreiras disse que está a entrar em Cascais em força", afirmou à Lusa o presidente da autarquia de Sintra.

De acordo com Basílio Horta, o vento apresentava-se como "um verdadeiro vendaval", levando a "uma progressão brutal que desce a serra e entra na zona da Biscaia".

"Os nossos homens e mulheres estão a lutar contra as chamas. É hora de manter a calma e confiar nos nossos bombeiros. Tudo está a ser feito para proteger a nossa Serra", escreveu o presidente da autarquia no Facebook.

O incêndio tem duas frentes ativas e deflagra numa zona de mato cerrado e de difíceis acessos. Os ventos que se fazem sentir também não estão a facilitar o combate. Em contacto telefónico com a CMTV, Basílio Horta mostrava, pelas 00h30 a sua grande preocupação. "Isto é uma desgraça, temos de sair daqui", dizia o autarca colocado no posto de comando do combate ao fogo, instalado na aldeia de Malveira-Guincho.

O fogo começou na zona do Convento da Peninha, um dos pontos mais altos da Serra de Sintra. Os bombeiros tentam a todo o custo controlar as chamas para que estes não alastrem a outras zonas do Parque Natural de Sintra Cascais. 

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8