Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
2

Mau tempo faz meio milhão de prejuízos em Matosinhos

O mau tempo registado na semana passada no concelho de Matosinhos causou "cerca de meio milhão de euros em perdas e custos de reparação", disse esta sexta-feira à agência Lusa fonte da câmara local.
4 de Novembro de 2011 às 16:32
Freguesia de Lavra voltou a ser atingida por estragos causados por mau tempo, quando um minitornado arrancou a torre de vigia da praia da Quebrada e levantou telhas em 13 casas da Travessa da Agudela
Freguesia de Lavra voltou a ser atingida por estragos causados por mau tempo, quando um minitornado arrancou a torre de vigia da praia da Quebrada e levantou telhas em 13 casas da Travessa da Agudela FOTO: Lusa

De acordo com a fonte, a maior parte dos estragos foi causada por inundações nas freguesias de Lavra e Perafita, mas também por queda de árvores, painéis publicitários, toldos, lonas e chapas.  

Na quarta-feira, a freguesia de Lavra voltou a ser atingida por estragos causados por mau tempo, quando um minitornado arrancou a torre de vigia da praia da Quebrada e levantou telhas em 13 casas da Travessa da Agudela. 

Segundo a fonte, ainda não estão calculados os prejuízos provocados pelo minitornado.  

Relativamente às inundações de 26 de Outubro em Lavra, a fonte da autarquia referiu que "as causas residem no Ribeiro da Certagem que, há mais de 30 anos, foi desviado do seu curso normal".  

"Ao ser obrigado a percorrer um corredor em forma de Z, o curso de água ganha força, nomeadamente em terrenos agrícolas. É uma questão estrutural, a resolver, que o presidente [da câmara, Guilherme Pinto] acompanhou no próprio dia", acrescentou a fonte.  

mau tempo matosinhos prejuízos quebrada lavre
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)