page view

55 detidos em megaoperação da PJ de combate à imigração ilegal. Rede recrutava mulheres para casamentos por conveniência

Objetivo era a obtenção da nacionalidade.

Atualizado a 09 de julho de 2025 às 13:08
A carregar o vídeo ...

55 detidos em megaoperação da PJ de combate à imigração ilegal. Rede recrutava mulheres para casamentos por conveniência

‘Aliança Digital’, assim se chama a operação da Polícia Judiciária que levou esta quarta-feira à detenção de 55 pessoas auxílio à imigração ilegal, associação de auxílio à imigração ilegal e falsidade informática, através de casamentos por conveniência. A rede recrutava mulheres portuguesas que casavam com imigrantes, a troco de dinheiro, para obterem a nacionalidade portuguesa.

“Os suspeitos delinearam e concretizaram um plano criminoso, através das redes sociais, com o intuito de promover a regularização fraudulenta de cidadãos estrangeiros”, lê-se num comunicado da PJ.

“Os cidadãos estrangeiros deslocavam-se a Portugal para se reunirem com os suspeitos, onde lhes era explicado que a forma mais fácil de se regularizarem e obterem autorização de residência seria com a abertura de empresa. Posteriormente, os suspeitos passaram a sugerir a realização de casamentos de conveniência com cidadãs portuguesas, não havendo qualquer relação entre os nubentes, mediante o pagamento de elevadas contrapartidas pecuniárias”.

A operação foi desencadeada pela Unidade Nacional de Combate ao Cibercrime e à Criminalidade Tecnológica e decorreu na zona da Grande Lisboa. Envolveu cerca de 300 inspetores da PJ, tendo sido cumpridos 57 mandados de busca e apreensão.

Os detidos serão presentes ao Ministério Público.

Publicada originalmente a 09 de julho de 2025 às 10:15

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8