Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
4

MENINA MORRE ENVENENADA AO INGERIR INSECTICIDA

Uma menina de 9 anos, residente em Carvalha, Vila Cova à Coelheira, no concelho de Vila Nova de Paiva, morreu anteontem envenenada, ao que se presume por ter ingerido Fusalex, um insecticida utilizado para matar escaravelhos das batatas.
12 de Março de 2003 às 00:00
A mãe desconhece o nome do produto que a filha bebeu, mas os bombeiros não têm dúvidas de que se tratou de um líquido muito tóxico que estaria guardado no armazém da sua residência.

Segundo os familiares, Dalila Filipa Mendes andou durante a tarde a brincar com os cinco irmãos nas imediações da sua residência. Pelas 19h00, quando anoiteceu, recolheu a casa e foi lavar-se à casa de banho.

Passado pouco tempo "sentou-se a ver televisão e começou aos gritos, a queixar-se de muitas dores na cabeça. Depois vomitou e desmaiou. Entrei em pânico, fui pedir ajuda e levamo-la ao quartel dos bombeiros", disse ontem a mãe, Nair Lopes.

Quando chegaram aos bombeiros, os sinais de vida da menina já eram muito escassos. Ainda foi transportada ao Hospital de Viseu, mas chegou já sem vida.
Uma bombeira que tentou reanimar a criança durante a viagem ingeriu vestígios do produto, sentiu-se mal e desmaiou. Recebeu assistência médica hospitalar e regressou a casa com outros dois bombeiros que por precaução também foram assistidos.

César Fonseca, comandante dos Bombeiros de Vila Nova de Paiva, disse que a menina “libertava um cheiro intenso e tóxico”, adiantando que os “soldados da paz” encontraram em casa de Dalila Filipa Mendes “vários produtos para tratamento das culturas”.

Na escola onde a menina estudava, a notícia da sua morte causou grande consternação. Maria da Luz, professora, disse que “era a alma da escola. Era uma menina alegre, meiga, afectuosa e irrequieta”.

Alguns pais, por desconhecerem as razões da morte da criança, não deixaram ir os seus filhos à escola. O funeral realiza-se hoje.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)