page view

Menor falsificou milhares de euros

Falsificavam dinheiro a partir do grande Porto e durante vários meses aperfeiçoaram a técnica. A rede, que copiava notas de 20 e de 50 euros, tinha cinco membros fixos – sendo que um deles ainda é menor. O grupo foi anteontem desmantelado pela PJ do Porto, que apreendeu 30 mil euros falsos.

09 de fevereiro de 2013 às 01:00

O gang funcionava com base numa hierarquia: o cabecilha, que falsificava as notas, contava com dois angariadores de clientes e com dois vendedores. Conforme as reclamações dos clientes, o método usado foi melhorado. O primeiro passo era digitalizar as notas, que depois eram impressas com razoável qualidade. Os hologramas falsos eram feitos com uma simples película prateada.

Quando estava pronto para entrar em circulação, "o dinheiro falso tinha qualidade para ser confundido com o verdadeiro", explica Damiana Neves, coordenadora da investigação da Judiciária do Porto.

Há oito meses que o grupo era investigado pela PJ e pela Europol, mas não é conhecido o valor colocado em circulação. Três dos falsificadores, que estiveram envolvidos numa rede semelhante desmantelada em 2008, ficaram em prisão preventiva, após interrogatório. Os restantes estão obrigados a apresentações periódicas.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8