Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
5

Militar internado já respira "espontaneamente e está consciente"

David Leal foi sujeito a um transplante de fígado.
Lusa 17 de Maio de 2019 às 18:13
Militar David Leal
Exército
Hospital Curry Cabral
Militar David Leal
Exército
Hospital Curry Cabral
Militar David Leal
Exército
Hospital Curry Cabral
O militar do Exército, David Leal, que está internado desde terça-feira e que foi sujeito a um transplante de fígado "já está a respirar espontaneamente e está consciente", avançou à agência Lusa a porta-voz daquele ramo das Forças Armadas.

"O militar apresenta, para já, uma boa evolução. Já está a respirar espontaneamente e está consciente", informou a major Elisabete Silva.

Na quarta-feira, a mesma fonte referiu que "houve um agravamento da função hepática", pelo que o militar - que está internado no Hospital Curry Cabral, em Lisboa - teve de ser sujeito a um transplante de fígado.

Na altura, a porta-voz do Exército esclareceu que a informação transmitida inicialmente de que o militar teria sofrido um golpe de calor - durante uma prova que ocorreu na terça-feira, em Santa Margarida da Coutada, no distrito de Santarém - "está fora de questão", mas "ainda não se sabe" o verdadeiro motivo do incidente.

A porta-voz daquele ramo adiantou também que os 140 elementos que frequentam o curso do militar internado estiveram hoje sujeitos a uma colheita de sangue, no âmbito do processo de averiguações das causas da ocorrência.

Fonte militar disse à Lusa que a colheita de sangue está a ser analisada no Hospital Militar, em Lisboa.

"Não podemos confirmar nada para já", explicou a major Elisabete Silva, acrescentando que "os cenários são diversos", mas o Exército ainda não tem "qualquer pista do que poderá ter acontecido".
Santarém Forças Armadas Elisabete Silva Hospital Militar Lisboa Coutada questões sociais política
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)