page view

Ministério Público quer condenação de idoso por enforcar cães

Arguido ficou em silêncio no Tribunal de Cantanhede. Testemunha referiu que animais iam para canil no dia em que os matou.

21 de janeiro de 2026 às 01:30

A magistrada do Ministério Público considera que o homem, de 81 anos, que é acusado de matar três cachorros por enforcamento, na zona de Cantanhede, atuou com especial perversidade e deve ser condenado em pena de multa. Julgado ontem, no Tribunal de Cantanhede, o arguido, residente em Taboeira, não prestou declarações.

Foi ouvida a mulher que denunciou os factos, a 3 de maio de 2024. A testemunha disse em tribunal que a sua mãe tinha previsto levar os cachorros para um canil, precisamente no dia em que o arguido os matou.

Durante o depoimento, admitiu não ter visto o idoso a matar os animais, mas referiu que o viu passar para a zona onde se encontrava a cadela com um pau na mão. Pouco depois viu-o com um dos cachorros já morto.

Ao dirigir-se ao local, após a saída do arguido, encontrou os três cachorros enforcados e alertou a GNR. O militar que foi ao local disse em tribunal que, ao ser confrontado, à data dos factos, o idoso admitiu tê-los matado por não ter quem ficasse com eles.

O homem é acusado de três crimes de morte e maus-tratos a animal de companhia por ter enrolado em volta do pescoço dos três animais um pedaço de corda de nylon e colocou-os em suspensão, asfixiando-os.

Os cachorros tinham entre três a quatro semanas e eram filhos de uma cadela de raça Pitbull Terrier que estava entregue aos cuidados do arguido.

Nas alegações finais, o seu advogado, Vítor Gaspar, pediu a absolvição por “não existirem provas”. Acrescentou que várias testemunhas referiram que o suspeito “era amigo dos animais”, que sempre teve vários e os “tratava bem”.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8