Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
6

Morre esmagada a tomar café

Condutor culpado pelo acidente fugiu depois do embate.
Nelson Rodrigues 28 de Junho de 2015 às 03:15
Maria Clara Tavares (foto pequena) foi brutalmente  colhida por um carro, que lhe esmagou o abdómen e as pernas, quando estava na esplanada da pastelaria Cidade
Maria Clara Tavares (foto pequena) foi brutalmente colhida por um carro, que lhe esmagou o abdómen e as pernas, quando estava na esplanada da pastelaria Cidade FOTO: DR
Maria Clara Tavares, 48 anos, estava a tomar café com a filha na esplanada da pastelaria Cidade, na Gafanha da Nazaré, em Ílhavo, quando foi mortalmente atropelada por um carro – projetado após uma colisão violenta. Um dos condutores está acusado de homicídio negligente.

O acidente mortal, na tarde de 6 de setembro de 2012, foi causado pelo homem que guiava um Volvo V50, que saiu de um estacionamento na rua D. Manuel Trindade – onde se situa o café em que estava a vítima – e embateu violentamente num Renault Mégane, que já circulava naquela estrada, de sentido único, e que, com o impacto, foi projetado para o café.

O arguido, Manuel Valadares, um bancário reformado, de 69 anos, foi acusado pelo Ministério Público de um crime de homicídio por negligência e outro de omissão de auxílio – uma vez que fugiu do local após a colisão.

"Iniciou a marcha, sem previamente ter assinalado a intenção, nem ter observado a via para se assegurar de que não circulava outro veículo", refere a acusação, consultada pelo CM. O condutor do Renault não teve tempo de travar. "A manobra foi repentina e inesperada. Foi surpreendido e não conseguiu efetuar manobra alguma de evasão", pode ler-se.

O Renault foi projetado cinco metros e galgou o passeio. A vítima foi esmagada no abdómen e nas pernas, tendo sofrido hemorragias internas. Ainda foi levada ao Hospital de Aveiro, mas acabou por morrer. A filha, Carina, de 28 anos, sofreu traumatismos no tórax e nas pernas.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)