page view

MORTO DURANTE O SONO

A Polícia Judiciária de Portimão deteve ontem um indivíduo de 26 anos, suspeito de ter morto a tiro de pistola, no dia anterior, um homem de 76 anos, quando este dormia, no sítio das Pedreiras, S. Bartolomeu de Messines.

15 de janeiro de 2004 às 00:00

O presumível homicida, desempregado e residente na mesma área, foi ontem apresentado ao Tribunal de Silves e encontra-se em prisão preventiva.

O móbil do crime terá sido o roubo, uma vez que o idoso, Francisco Martins Rodrigues, pastor, tinha recebido a reforma (de cerca de 200 euros), no dia anterior a ser assassinado, facto que era do conhecimento do homicida, de nome Jorge, que privava de perto com a vítima e era por esta considerado ‘amigo’. Foi, aliás, ele quem alertou a GNR de S. Bartolomeu de Messines para a morte do idoso, baleado junto ao olho esquerdo.

A actuação do indivíduo, na manhã do crime, despertou, contudo, suspeitas entre a vizinhança de Francisco Rodrigues. O idoso, que costumava ir quase todas as noites a Messines, levantava-se tarde. Ora, naquele dia, o suspeito apareceu no local muito cedo, o que suscitou alguma estranheza, mas ninguém deu grande importância ao caso.

Porém, algumas horas depois, o suspeito e um vizinho – o pastor Serafim, de 66 anos – entraram na casa de Francisco Rodrigues: “Mal entrámos, ele disse logo que o homem estava morto. Como é que ele sabia, se até fui eu que o encontrei, deitado na cama, tapado, e levantei o lençol e vi que ele tinha levado um tiro na cabeça, junto ao olho esquerdo?”- indagou Serafim, que adiantou ao CM ter sido ele quem disse “ao rapaz para ir chamar a GNR”.

CELERIDADE

A investigação da Polícia Judiciária de Portimão, que procedeu à recolha de indícios que permitiram identificar suspeito e detê-lo, ficou marcada pela celeridade, pois decorreu em algumas horas.

ARMAS

Vizinhos e familiares de Francisco Martins Rodrigues referiram ao CM que o idoso tinha em sua casa uma espingarda-caçadeira e uma pistola. O assassino utilizou uma “arma de fogo de pequeno calibre”.

SEMELHANÇA

Este crime é idêntico ao ocorrido no dia 4 de Agosto de 2003 num café na estrada Silves – Messines–, no qual um jovem de 20 anos matou à facada uma mulher de 78 anos, para lhe roubar uma pequena quantia.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8