page view

NOVA BASÍLICA AVANÇA

O recinto do Santuário de Fátima está em 'estado de sítio' com o arranque das obras da nova basílica, que começaram esta semana com a retirada da Cruz Alta e das estátuas dos papas Pio XII e Paulo VI e do bispo D. José Alves Correia da Silva.

18 de fevereiro de 2004 às 00:00

O estaleiro da obra, instalado no parque 13 do Santuário, junto ao Centro Pastoral Paulo VI, começou a ser montado na semana passada, mas só na segunda-feira é que os primeiros trabalhos ganharam visibilidade com o avanço das máquinas e dos operários para a praça Pio XII, situada à entrada do recinto, antes do Pórtico do Jubileu.

Nesta primeira fase das obras, que se prolonga até Junho do próximo ano e custa 16 milhões de euros, será feita a remoção de terras e o levantamento das estruturas de cimento e metal que compõem o esqueleto principal do edifício. As restantes fases ainda não estão calendarizadas, mas prevê-se que a nova basílica, que se chamará Igreja da Santíssima Trindade e custará 40 milhões de euros, seja inaugurada em Maio de 2007.

As obras em curso foram adjudicadas à Somague em finais de Janeiro e estão a ser dirigidas pela mesma equipa técnica que dirigiu a construção do Estádio do Dragão, no Porto.

Depois da retirada da Cruz Alta e das três estátuas colocadas na praça Pio XII e do derrube de árvores e arbustos estão a ser instaladas as vedações metálicas - de cor verde do lado de fora e cinzento do interior - que delimitam a intervenção. Dentro de poucos dias a zona estará isolada e os operários em condições para avançarem com a remoção de terras.

Apesar do barulho causado pelas serras e outros equipamentos eléctricos, os peregrinos continuam a sua caminhada pela fé, rezando as orações na Capelinha das Aparições e cumprindo as promessas na passadeira em pedra que começa na praça Pio XII. Ontem havia poucas pessoas no recinto, como é hábito nos dias úteis de Inverno.

Joaquim Pedro, do Porto, fez ontem a sua viagem anual à Cova da Iria e ficou surpreendido com a "maquinaria pesada", como lhe chamou, que entrava no recinto. Soube pelo CM que eram as obras da nova basílica e mostrou-se "pouco preocupado" com o barulho. "Se o Santuário está a melhorar as condições para nós virmos à missa e como ouvi dizer que a nova igreja leva nove mil pessoas sentadas, então não tenho motivos para reclamar", afirmou.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8