page view

Novos sistemas de fronteiras podem provocar atrasos nos aeroportos

Sistema de Segurança Interna afirma ainda assim não esperar "constrangimentos significativos".

19 de maio de 2025 às 19:54

Entraram esta segunda-feira em funcionamento três novos sistemas de controlo de fronteiras, que o Sistema de Segurança Interna (SSI) assegura irão trazer "mais inovação, mais segurança, maior confiança", foi divulgado. Mas, apesar de o SSI afirmar que não espera "constrangimentos significativos", alerta que poderá "haver um aumento no tempo de processamento nos postos de controlo documental, especialmente nos aeroportos internacionais".

Os sistemas de controlo VIS4EES, PASSE+ e Portal das Fronteiras, que surgem no âmbito do "plano europeu de transformação digital da gestão de fronteiras", estão a ser implementados através da Unidade de Coordenação de Fronteiras e Estrangeiros (UCFE) e foram colocados em pontos de fronteira aérea e marítima, envolvendo GNR, PSP, as entidades gestoras dos aeroportos ou portos, o Ministério dos Negócios Estrangeiros, a AIMA e a Rede Nacional de Segurança Interna (RNSI). 

O VIS4 é um sistema europeu de informação sobre vistos; e o PASSE+ é um sistema português de controlo de fronteiras aéreas e terrestres.

"Estes sistemas trazem uma gestão mais automatizada, rigorosa e eficiente da entrada e saída de cidadãos nacionais e estrangeiros no espaço Schengen, com impacto direto no controlo de vistos, registo biométrico e histórico de movimentos de cidadãos de países terceiros, fundamentais para garantir que Portugal está preparado para operar com sistemas europeus de última geração nas suas fronteiras, com os mais elevados padrões de segurança e serviço ao cidadão.", afirma o Superintendente Pedro Moura, Coordenador Geral da UCFE/SSI.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8