page view

Obras na Baixa afetam receitas do comércio em Olhão

Proprietários de restaurantes e lojas queixam-se de faturarem menos enquanto decorre a intervenção.

14 de janeiro de 2019 às 09:24

"O negócio baixou muito por causa das obras, mas por enquanto o tempo está bom. Se houver chuva complica porque as pessoas não vão conseguir circular aqui e não sei como vou pagar ordenados e rendas. Já faturei menos 3 mil euros este dezembro do que no mesmo mês de 2017." O testemunho é de Xu Suilam, proprietário de um restaurante chinês na Baixa de Olhão, perto dos mercados, cuja circulação de automóveis e até de peões está a ser condicionada pelas obras de requalificação que tem afetado a afluência ao comércio e provocado prejuízos.

Um dos principais receios dos comerciantes prende-se com a hipótese dos trabalhos não ficarem concluídos dentro do prazo (maio de 2019) e a sua extensão até ao verão, uma vez que o estacionamento naquela zona tem estado caótico. "Já havia falta de estacionamento, mas agora está pior. As obras vieram complicar tudo", disse Artur Mesquita, que tem uma loja de produtos artesanais e regionais na zona e que não acredita "que os prazos vão ser cumpridos".

António Pina, presidente da Câmara de Olhão, reconheceu os "atrasos", numa intervenção orçada em 1,5 milhões de euros e que está a cargo da Sociedade Polis Litoral Ria Formosa, mas disse ter recebido, do empreiteiro, "garantias que a obra estará terminada no final de maio, como estava previsto".

Já José Pacheco, presidente da Polis Litoral da Ria Formosa, admite "alguns pequenos atrasos" na obra, devido ao aprovisionamento de materiais de construção, mas sublinhou que não são "significativos" e que os trabalhos vão estar concluídos no início do segundo semestre deste ano.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8