page view

Padre enganado com venda de Bíblia

Um indivíduo bem-falante, residente na zona de Braga, tentou burlar vários padres com a venda de supostas obras bíblicas. Já foram participados às autoridades pelo menos dois casos, um envolvendo um padre de Chaves e outro na arquidiocese de Bragança.

05 de abril de 2008 às 00:30

A primeira situação envolveu Delmino Fontoura, padre septuagenário das freguesias de Mairos, Travancas, S. Vicente e Paradela. O burlão queria vender-lhe a obra denominada ‘Os Maiores Tesouros da Bíblia’.

A proposta incluía a compra de alguns livros, com a possibilidade de beneficiar de uma oferta após aquisição de um determinado número de obras. O padre passou um cheque pré-datado no valor dos livros, que só poderiam ser levantado quando fosse paga a totalidade do valor.

Nesse dia, o cheque foi apresentado num banco em Chaves e só não foi levantado porque o padre não tinha dinheiro na conta. Avisado, o pároco solicitou de imediato a anulação do cheque. O vendedor, frustrado, protestou no banco mas sem resultado.

A presença deste indivíduo foi também referenciada na zona de Bragança. Uma fonte da Diocese de Vila Real contou ao CM que o homem tinha na sua posse "uma credencial passada pelo bispo de Lamego. "Ao vermos aquele documento acreditámos na boa-fé do senhor em causa. Foi copiada e assinada, mas acabámos por não fazer negócio."

A Diocese de Vila Real, verificando a credibilidade da credencial da Diocese de Lamego, passou-lhe também uma credencial. Que o indivíduo tem vindo a mostrar nos concelhos de Trás-os-Montes, na tentativa de vender os livros bíblicos.

Afinal não era uma Bíblia, como o vendedor fazia crer, mas sim uma colectânea de pensamentos bíblicos", continuou a mesma fonte da Diocese de Vila Real, que só depois teve conhecimento da queixa do padre de Chaves. "Não conheço bem o livro, mas não duvido de que algum valor tem. O que não nos merece crédito e queremos evitar são estes procedimentos", concluiu a fonte, lamentando que o suposto vendedor ande agora em Bragança, fazendo uso da credencial passada pelo bispo de Vila Real.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8