page view

Pais de guarda florestal da GNR recebem 217 500 euros pela morte do filho

Despacho do Governo, publicado em Diário da República, compensa família com 250 salários mínimos por óbito em acidente em serviço.

29 de julho de 2025 às 12:19

O Governo, através da ministra da Administração Interna, Maria Lúcia Amaral, determinou esta terça-feira, em despacho publicado em Diário da República, o pagamento de uma indemnização de 217 500 euros (o equivalente a 250 salários mínimos de 870 euros, valores de janeiro deste ano), aos pais de André Jesus, guarda florestal da GNR que morreu, aos 25 anos, num acidente de viação em serviço, ocorrido a 29 de janeiro deste ano, em Santo Estêvão, Benavente. No mesmo sinistro, um colega do militar ficou ferido, assim como uma civil. 

A compensação surge após inquérito, instruído pela própria GNR, e que avaliou as circunstâncias da morte do militar. "A investigação apurou que o acidente ocorreu durante a execução do serviço para o qual o guarda florestal André Filipe Rodrigues de Jesus estava superiormente nomeado e que se verificou o nexo de causalidade entre o risco inerente à função policial ou de segurança e a morte do militar", lê-se no despacho governamental. Assim, acrescenta o documento, "encontram-se reunidos os pressupostos necessários à atribuição de compensação especial por morte".

Por não ter cônjuge nem descendentes, a verba reverte a favor dos pais do militar. 

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8