page view

Paraquedista morre em festival de saltos em Alvor

Alemão, de 40 anos, falhou aterragem e caiu a alta velocidade. Dois colegas ficaram feridos. (Atualizada às 23h00)

25 de março de 2014 às 15:56

Quando Manuel Francisco viu o paraquedista descontrolado, às 13h00 de ontem, na zona de Alvor, ainda pensou que tinha caído em cima das árvores. Mas enganou-se. O alemão, Stefan Hewekerl, de 40 anos, que participava num festival internacional de saltos, caiu desamparado no chão a alta velocidade. Sofreu múltiplas fraturas e morreu. De manhã, outros dois paraquedistas sofreram acidentes - um sofreu várias fraturas e outro escoriações.

"Vi-o a descer com o paraquedas aberto, mas percebi que alguma coisa não estava bem. Depois, ouvi um estrondo e pensei que tinha caído em cima das oliveiras. Fui lá e ainda chamei por ele, mas já não respondeu", recordou ao CM, abalado, Manuel Francisco, de 74 anos, que mora junto ao local do acidente, na zona da Bemposta, em Alvor.

De imediato pediu à mulher, Custódia Francisco, de 75 anos, que ligasse para o INEM. A equipa médica ainda tentou reanimar a vítima, mas acabou por declarar o óbito no local. Ao que o CM apurou, o desportista alemão sofreu traumatismos na cabeça, coluna, bacia e lesões internas consideradas graves.

O acidente ocorreu numa antiga horta, a cerca de 100 metros das moradias da Urbanização Colina Mourisca. A vítima, ao que o CM apurou, tinha chegado ao Aeródromo de Alvor horas antes para começar a saltar. Segundo explicou ao CM Norbert Meyer, diretor da Paralvor, que organiza o festival de saltos, a vítima integrava "um grupo de quatro paraquedistas experientes que saltaram a 4000 metros num salto de formação a quatro".

O mesmo responsável assegurou que "todos os paraquedas abriram normalmente aos 1100 metros, mas o alemão calculou mal a intensidade e direção do vento e embateu no solo a grande velocidade". O diretor da Paralvor esclareceu que o desportista alemão "tinha já 400 saltos". Em três anos, este foi o terceiro acidente mortal a envolver paraquedistas que faziam saltos no Aeródromo de Alvor (ver caixa em baixo). A vítima foi transportada para o gabinete médico-legal do hospital de Portimão. A GNR tomou conta da ocorrência.

Três quedas fatais em Alvor em três anos consecutivos

Em três anos, este foi o terceiro acidente mortal a acontecer durante eventos organizados no Aeródromo de Alvor.

No dia 6 de outubro de 2012, o inglês Jonathan Wickham perdeu a vida após uma queda vertiginosa a mais de 200 km/hora. A vítima, de 44 anos, terá perdido os sentidos durante o salto e caiu desamparada na zona da Abicada, a dois quilómetros da pista do aeródromo. Jonathan só foi encontrado um dia depois.

No ano passado, durante uma tarde de saltos no dia 20 de outubro, Ana Peixoto não conseguiu controlar o paraquedas e caiu desamparada no solo, onde ficou inanimada. A vítima, de 32 anos, residia em Setúbal e viajou para Alvor com o namorado, com quem partilhava uma paixão pelo paraquedismo.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8