Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
5

Passe único de transporte com mais 20 mil novos clientes

Medida entrou em vigor a 1 de abril em 17 concelhos.
Patrícia Lima Leitão e Lusa 13 de Abril de 2019 às 10:07
Metro é um dos transportes abrangidos pela entrada em vigor do novo passe
Passes sociais
Comboio
Metro é um dos transportes abrangidos pela entrada em vigor do novo passe
Passes sociais
Comboio
Metro é um dos transportes abrangidos pela entrada em vigor do novo passe
Passes sociais
Comboio
O presidente da Área Metropolitana do Porto (AMP), Eduardo Vítor Rodrigues, revelou esta sexta-feira que os transportes abrangidos pela entrada em vigor do passe único tinham, sábado, mais de 20 mil novos clientes.

"Quando, em maio, se retomarem as aulas e for um mês normal relativamente à aquisição de passes dos estudantes, estou convencido de que iniciaremos um reforço [de viaturas]. A 6 de abril tínhamos mais de 20 mil novos clientes no sistema, o que augura a melhor das expectativas", disse Eduardo Vítor Rodrigues, na reunião do Conselho Metropolitano.

Entre os novos clientes, estão os que antes compravam apenas títulos quando precisavam de viajar e novas entradas "de pessoas que passaram a ver o transporte público como opção".

O passe único entrou em vigor a 1 de abril nos 17 concelhos da AMP, que passam a ter apenas dois títulos mensais Andante, com custo entre os 30 e os 40 euros.

Foi ainda anunciado que já está disponível a verba para pagar aos operadores privados a redução tarifária implementada com o passe único. A comparticipação é do Fundo Ambiental.

PORMENORES
Poupanças vão até 120 euros
As deslocações de Arouca até ao Porto custavam 160 euros mensais de autocarro. Agora, o tecto máximo é 40 euros, o que representa uma poupança de 120 euros. Deslocações do Marco de Canaveses, por exemplo, até ao Porto têm poupanças de 50 euros.

Falta de validadores
Há operadores onde a utilização do passe único ainda não é possível por falta de validadores. É o caso de operadores privados como a Auto Viação Feirense, que serve nove concelhos, o Grupo Transdev e os Transportes Urbanos de Santo Tirso.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)