Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
7

Pedras esmagam dois operários

Irmão de uma vítima assistiu à tragédia e gritou desesperado por socorro.
8 de Julho de 2014 às 07:08
Manobras de reanimação às vítimas foram insuficientes
Manobras de reanimação às vítimas foram insuficientes FOTO: Edgar Martins

Dois operários de construção civil foram ontem brutalmente esmagados por blocos de granito com mais de quatro toneladas na sequência do desabamento de um muro, à tarde, nas obras de construção de uma vivenda no bairro de São Domingos, nos arredores da cidade da Guarda. É mais uma ocorrência que vem aumentar a lista negra das vítimas - a Autoridade para as Condições de Trabalho registou, até dia 31 de maio, 34 mortos em acidentes de trabalho.

Ontem, o alerta da tragédia foi dado por volta das 15h25 pelo único operário que sobreviveu à tragédia. António Ramos, irmão de uma das vítimas não estava longe do local e ouviu um enorme estrondo. Apercebeu-se de muito pó no ar e deixou de ver os seus dois colegas de trabalho.

As vítimas mortais, Carlos Alecrim, de 55 anos, e Joaquim Ramos Pires, de 53, estavam a levantar o primeiro piso de uma moradia, pertencente a um emigrante em França, quando toda a parede do lado de trás ruiu em cima deles. Ambos tiveram morte imediata e os corpos ficaram desfeitos.

Paulo Sequeira, comandante dos Bombeiros da Guarda, não quis adiantar com certezas onde estariam a trabalhar os dois operários - se em cima da parede, se do lado de fora da casa. "Desabou para o lado de fora e caiu-lhes em cima", explicou ao CM. Quanto ao local onde se encontravam no momento da tragédia e se a obra cumpria todas as condições de segurança, "as autoridades estão a investigar, porque se trata de um acidente de trabalho".

Os bombeiros e as equipas médicas do INEM ainda ensaiaram tentativas de reanimação no local, mas tendo em conta que os dois corpos estavam esmagados pouco havia a fazer. Após intensas perícias, os cadáveres foram removidos do local, às 17h30.

pedras esmagam dois operários guarda
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)